Educação em Pauta

Projeto Eleições 2022

Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental debatem, analisam os planos de governo e simulam o processo eleitoral.

Autoria: Lucas T. Marchezin e Fernando H. Herculiani – Professores de História do Ensino Fundamental II

O Projeto Eleições da área de Ciências Humanas do Ensino Fundamental II existe pela preocupação e necessidade de valorizarmos o debate de ideias e as práticas de cidadania durante o período eleitoral. As atividades do projeto sempre têm como objetivo que os alunos construam reflexões e vivenciem o espaço democrático de debate e disputa de projetos políticos para o município, estado e país.

Portanto, já é tradição a constituição do projeto na área e suas diversas atividades dentro das séries. Um dos momentos em que todas as séries se encontram e que ganha mais destaque é a simulação eleitoral e a posterior análise dos resultados internos e nacionais.

Nas séries do 6º e 7º ano se concentraram atividades que pautavam a estrutura de poder do Estado brasileiro, trazendo temas como a divisão dos três poderes, as esferas e atribuições de cada poder, e os conceitos de República, Federação e Democracia. Os alunos levantaram os principais problemas enfrentados pela população brasileira e analisaram os planos de governo das chapas presidenciais dentro dos temas: Educação, Saúde e Meio Ambiente. A partir daí buscou-se analisar os planos de governo, levantar diferenças e refletir sobre as motivações do voto no Brasil. Nas séries iniciais foi necessário um tempo maior dedicado a questões de vocabulário e particularidades da linguagem política.

No 8º e 9ºano as turmas também foram contextualizadas dentro dos conceitos e organização da democracia brasileira, entretanto, são turmas que já vivenciaram o Projeto Eleições nos pleitos de 2020 e que, portanto, puderam diversificar atividades dentro das temáticas do projeto. No 8ºano, por exemplo, a atividade “Caçador de Balelas” coloca as fake news no centro do debate e das investigações dos alunos, enquanto no 9ºano os temas já destacados (Educação, Saúde e Meio Ambiente) foram definidos e levantados em pesquisa sobre os dados e realidades socioeconômicas do país. Para a simulação eleitoral os alunos se preparam com a leitura dos planos em formatos mais independentes do que das séries iniciais, com organização em grupos, apresentações e votações dentro da sala.

Na simulação eleitoral os estudantes votaram para presidente e também elegeram o plano de governo presidencial de sua preferência. Os planos foram lidos e analisados sem identificação de candidatos e partidos, apenas com nomenclatura de letras. A escolha por debater os planos nesse formato e votar sem o nome dos candidatos tem a intenção pedagógica e esperança democrática de que os alunos debatam projetos políticos pautados em ideias e propostas, sem fazer escolhas que sejam movidas por falta de diálogo, ódio e personalismo.

Segundo a definição do dicionário Aurélio: “democracia é um governo em que o poder é exercido pelo povo […]. Um regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular.” Como se pode ver, trata-se de uma forma de governo em que a participação popular e a liberdade de expressão são elementos fundamentais.

Embora a democracia moderna não se restrinja somente ao ato de escolher os representantes do povo, as eleições constituem um momento importante. É nele em que se deve debater livremente ideias, projetos e concepções de governo, que se deve realizar uma ampla discussão, não só de quem escolher para nos representar, mas quais ideias e projetos de país devem ser postos em prática.

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