Educação em Pauta

Somos indivíduos coletivos

Reunião de pais do 4º ano refletiu sobre a formação da identidade e como pode ser a atuação da família nesse processo e ao longo do ano letivo.

Autoria: Renata Ferrari, professora do 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Maria

As marcas que deixamos no mundo vêm da experiência vivida, referenciada e partilhada. Ao mesmo tempo que somos únicos, nos vemos em comunidade, o que significa que a minha ação impacta o outro e vice-versa. Para isso damos o nome de identidade, construída aos poucos, desde quando nos reconhecemos parte de um espaço, de uma história.

A família é o primeiro grupo de pessoas que nos encontra e nos encaminha para a vida fora da porta de casa, para então percorrermos o mundo de possibilidades na escola, na igreja, no clube, em viagens. Somos o que somos graças às oportunidades guiadas por quem nos ama legitimamente. Somos sujeitos históricos que produzem momentos que definem época, eternizam fatos e projetam o futuro.


Percepção e preparo

As “asas” estão ficando prontas e o “voo” se aproxima… Por isso, a reunião de pais do 1° semestre do 4° ano do Fundamental do Santa Maria promoveu uma sensibilização inicial que trouxe à tona a dimensão que a família ocupa sobre a percepção do “eu”, enquanto indivíduo que retornou para a escola, longe do aconchego daquelas asas maiores. E que emoção rondou aqueles olhos adultos, depois de um dia inteiro de muita dedicação!

Observar a construção desse registro iconográfico e material nos fez reconhecer que ser atravessado pela emoção também pode ser pedagógico. Tudo o que vem depois acontece de forma significativa, e pode ser revertido, mantido, ampliado, eliminado… Dependendo da condução, uma marca se estabelece, então vale o questionamento: qual marca queremos deixar em nossa história de exemplo?

Trabalhos entregues e olhos adultos atentos, expectativas encaminhadas observando anotações e questionamentos pertinentes. Aqui se concluiu uma reunião com um caminho possível e pronto para ser percorrido no ano letivo de 2022: escola e família numa mesma direção de confiança e diálogo, aquela que verá seus filhos-alunos em um processo de superação de dificuldades, valorizando todas as etapas, reconhecendo as novas facetas de sua identidade sempre em construção!

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