Educação Infantil

A “atenção” é algo natural ou pode ser desenvolvida?

Como definimos este importante ingrediente na educação e de que forma educadores e famílias podem estimular as crianças a ter atenção de forma voluntária

Autoria: Fernanda Lugatto – Professora do Pré

A atenção, condição básica para a aprendizagem e realização de atividades cotidianas e escolares, apresenta aspectos inatos e aspectos que se desenvolvem após o nascimento. É construída em duas vertentes, uma orgânica e outra psicológica, que se retroalimentam, podendo modificar-se durante toda a vida.

A atenção é considerada um dos aspectos mais importantes da atividade consciente do homem, crucial para a organização de seu comportamento e de suas capacidades psicológicas. A todo momento precisamos selecionar as informações e os estímulos que recebemos do meio exterior, reter os mais importantes e descartar os demais. Porém, esta capacidade não se constitui espontaneamente, como mera decorrência do amadurecimento e/ou da experiência cotidiana de cada sujeito; ao contrário, é fruto de um longo processo de desenvolvimento social, histórico e cultural.

No processo de aprendizagem, temos uma união de funções. De maneira geral, podemos dizer que a afetividade mobiliza a nossa vontade, esta mobiliza a atenção de maneira voluntária para aquilo que vai ao encontro do nosso interesse, colocando o estímulo no centro da nossa atenção.

Uma vez mobilizada a atenção, há um direcionamento dos canais sensoriais para captarem estímulos do objeto ou situação que despertou nosso interesse.

Resumidamente, teríamos:

E como, felizmente, acreditamos… A afetividade, que está presente em tantos processos na vida do ser humano, também se faz importante no desenvolvimento da atenção, que pode ser estimulada e desenvolvida de várias formas:

  • Estabelecendo uma rotina tranquila e organizada para a casa e sala de aula;
  • Brincar com quebra-cabeças, jogos de memória, 7 erros, jogos de tabuleiro;
  • Ouvir histórias;
  • Fazer brincadeiras para desenvolvimento do controle inibitório (momentos de parada / inibição do movimento), tais como: estátua, ouvir um apito e cessar um movimento, pular corda, pega-pega, alerta, queimada etc.;
  • Buscar na memória e recontar histórias, músicas, um passeio, uma peça de teatro, um filme etc.;
  • Ouvir músicas tranquilas e prestar atenção à letra;
  • Fazer relaxamento e prestar atenção à respiração;
  • Cuidar das horas de sono para que sejam suficientes;
  • Fazer atividade física;
  • Não permitir que a criança faça duas ou três atividades ao mesmo tempo;
  • Evitar que eletrônicos sejam utilizados nos momentos das refeições ou na hora de dormir;
  • Ensinar a criança a contemplar o silêncio e a natureza;
  • Estimular a desenvolver atividades com começo, meio e fim.

A atenção é condição essencial para a aprendizagem e para um desenvolvimento saudável. Enquanto educadores e famílias, responsáveis por uma educação de qualidade, precisamos ofertar estímulos e lembrar sempre que as crianças também aprendem pelos exemplos dos adultos que são suas referências.

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