Alfabetização, Educação Infantil, Incentivo à Leitura, Língua Inglesa

A criança e o universo da literatura

Este texto propõe um encontro com a literatura. Passearemos pelo “era uma vez”, “num reino distante”, “certo dia” e “viveram felizes para sempre!”. Trataremos da importância das histórias na Educação Infantil – e em qualquer faixa etária ou fase da vida.

Autoria: Vanessa Cruz Ferreira, professora de Inglês da Educação Infantil do Colégio Santa Maria

Comecemos com uma pergunta: por que ler livros (convencionalmente ou não) e ouvir histórias deve estar presente cotidianamente na escola? Por que são intervenções importantes nas situações de ensino/aprendizagem?

Para ajudar a elaborar a resposta, usemos como exemplo um livro que permeia a vida das crianças da Educação Infantil do Colégio Santa Maria: “The Gruffalo”, de Julia Donaldson e Axel. A história, assim como muitas outras, convida as crianças a participarem da trama e provoca diferentes olhares, opiniões e sentimentos. Elas são levadas a falarem sobre seus medos e receios, sentimentos que muitas vezes não conseguem expressar.

Ler histórias não é algo tão simples como parece. É preciso escolher os livros, as situações que “conversam” com essas leituras, o momento certo, ser um professor leitor, aquele que conhece o texto, que sabe refletir sobre a narrativa e o que ela tem a dizer ou a ensinar.

O momento da leitura é uma preciosa ocasião para as crianças desenvolverem esse hábito, ampliarem o vocabulário, criarem narrativas orais, dramatizarem e, principalmente, desenvolverem a imaginação, habilidade essencial à aprendizagem.

 

Assim, nas aulas de Inglês, a “hora da história” não pode faltar, e quando é feita em parceria com a professora polivalente, ganha maior profundidade e conexão, afinal, algumas escolhas são trabalhadas nas duas línguas com a intenção de assegurar a compreensão, o desenvolvimento de habilidades como comparar, relacionar, escutar interpretar e identificar aspectos das personagens, a sequência e o uso da comunicação.

E você, já leu ou ouviu uma história hoje? As crianças da Educação Infantil do Colégio Santa Maria sim! Veja só…

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares

Menu