Educação Infantil

Choro e insegurança nas primeiras semanas de aula: como acalentar pais e filhos?

Quem nunca passou pela adaptação e necessidade de acolhimento quando começa a vida escolar? Famílias e crianças sentem algumas angústias nessa hora. Veja o que a professora Ana Karla traz para quem está vivendo este processo e para quem ainda vai passar por ele.

Autoria: Ana Karla da Silva – Professora da Turma do Infantil

Chegou o grande momento de caminhar em direção ao novo e ao desconhecido. O extraordinário processo de metamorfose, onde pais e mães “darão asas” a seus filhos/filhas, e irão delegar parte dos cuidados à escola.

Para algumas crianças, esse processo de transformação traz apreensão, insegurança e angústia, pois há uma sensação de depender de si mesmo, de ter que se separar e ficar com um adulto, que não os pais, e com crianças até então desconhecidas… Por essa razão, é muito comum os pequenos demonstrarem receio diante do novo, algo que assusta e faz chorar.

Trago aqui algumas sugestões aos pais/mães que irão auxiliar a criança e a família nesse processo de mudança e transformação:

  • Confiar na escolha da escola e nas propostas apresentadas;
  • Preparar a chegada da criança para o ingresso da vida escolar, ou seja, envolvê-la nesse processo, como por exemplo: conversar a respeito sobre a “nova escola”, sua jornada, organizar juntos os materiais, o uniforme, pensar nos itens saudáveis que colocarão na lancheira etc;
  • Demonstrar confiança e segurança ao se despedirem. As crianças percebem quando os pais estão inseguros e se sentindo “culpados”. Isso só reforçará a ansiedade na hora de entrar na escola.
  • Evitar prolongar a despedida para que não se torne algo difícil e doloroso tanto para a criança, quanto para o adulto.
  • Algumas crianças se sentem seguras com alguns objetos de conforto e transição, como por exemplo: um colar da saudade, paninho, ursinho, boneca ou uma foto de família. Objetos que remetem boas memórias e fazem lembrar que a família logo estará de volta;
  • Auxiliar a criança a nomear e reconhecer os seus sentimentos, respeitando o seu tempo e espaço para que aos poucos ela se sinta confortável e segura no novo ambiente. Adote uma linguagem positiva e sem comparações, afinal, somos únicos e singulares;
  • Evite faltas e atrasos para a criança se habituar à nova rotina. E no momento da saída, chegue no horário estipulado, pois o atraso no começo do ano letivo remete ao sentimento de medo, frustração e abandono.

E nesse processo, trilharemos juntos, família e escola, um percurso leve e harmonioso, voltado ao respeito e ao processo de cada criança, oferecendo durante todo o caminhar, um “colo que acolhe”, um “abraço que envolve” e uma “palavra que conforta”.  

Nos momentos de acolhimento e adaptação, preparamos diariamente espaços onde a liberdade e a poesia podem habitar os territórios afetivos e de aprendizagem. Essas atividades deixam marcas duradouras e promovem um forte senso de pertencimento. É hora de descobrir, de crescer, tropeçar, levantar, aprender e voar… Juntos! Ótimo ano a todos nós!!

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