Educação Infantil

Cultura do Quintal

O que fazem as crianças do Infantil durante o período estendido.

Autoria: Solange Cristina Dutra, professora monitora do Ensino Integral do Colégio Santa Maria

No período integral da Educação Infantil do Colégio Santa Maria, vivemos experiências da “Cultura do Quintal”, com atividades brincantes que possibilitam o desenvolvimento da criatividade e o crescimento por meio da experimentação, manipulação de diferentes objetos, práticas de experimentos científicos, ludicidade e muito convívio social.

Em ambientes externos, como parques, Praça da Amizade, gramados, trilhas e toda a área natural do Colégio, brincamos, nos divertimos e aprendemos muito sobre o convívio saudável e a criação, sempre surpreendidos com as diversas possibilidades.

Inglês – As aulas com a professora Sabrina Paiva Yoshikawa são repletas de ludicidade e encantamento, facilitando o interesse no desenvolvimento pela língua inglesa. Por meio de jogos, piqueniques, musicalização e também territórios do brincar, as crianças se sentem estimuladas a conviver, fazer, ser e aprender.

Atividade física – As aulas de corpo e movimento são pensadas pelo professor Walmir Panfili de maneira brincante e funcional, zelando para adquirirem o gosto pela atividade física sem ser de maneira mecânica, e sim aproveitando os espaços e criando novas possibilidades com o corpo.

Alimentação saudável – Nossa refeição em grupo é um grande estímulo à apreciação de novos sabores e ainda nos leva à reflexão sobre uma alimentação saudável, com pratos e lanche amorosamente preparados por toda a equipe do refeitório do Santa Maria.

Reflexão coletiva – Com um grupo multietário, conseguimos discutir sobre como vivenciar uma jornada tranquila e prazerosa de forma que todos aproveitem e se sintam acolhidos. Nas rodas de conversa, trocamos ideias de como organizar o dia, contando com a colaboração e perspectiva de todos sobre assuntos planejados e tratados.  É incrível como se tornam colaboradores, pensantes e criativos para resoluções de problemas e criação de hipóteses nesses momentos.

A Cultura do Quintal nos proporciona uma tarde de contemplação, diversão e respeito, cuidando para que as crianças que estão em período estendido vivam a leveza da aprendizagem de maneira potente, delicada e flexível. Com esse compromisso, seguimos construindo um modo de crescer saudável, feliz e pensante. Assim, ficar o dia todo na escola está longe de ser estressante!

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares

Menu