Educação Infantil

Formação de vínculos entre o presencial e o remoto

Crianças da Educação Infantil necessitam de atenção especial nesse momento da pandemia. Empenho é para garantir envolvimento tanto dos alunos que voltaram ao Colégio quanto dos que acompanham as aulas em casa.

Autoria – Elizabeth Nishiyama Muniz, professora do Jardim II

Começamos 2021 na Educação Infantil com crianças ocupando os territórios do Santa Maria e outras no ensino remoto, pois suas famílias optaram por ficar em casa. Com o objetivo de acolher, integrar e, aos poucos, constituir o grupo do Jardim II A, lançamos mão de várias atividades – conversamos, ouvimos histórias, dançamos, brincamos e realizamos propostas de integração em grupos menores no EAD, que carinhosamente chamamos de “janelas”. Em um desses momentos, as crianças foram convidadas a construir máquinas fotográficas e olhar com seus olhos de deslumbramento um mundo repleto de vida, cores, formas, possibilidades e transformações. Assim, “fotografaram” os amigos e depois “revelaram” as fotos desenhando os retratos.

Enquanto desenhava a amiga Helena, por entre as janelas, Lis Yumi perguntou: Qual a cor dos seus olhos?. Preocupação, cuidado e detalhes que revelam o apreço, a interação e o estreitamento de vínculos. Já Helena Fernandes desenhou várias crianças e, contextualizando, disse que havia fotografado uma amiga nova perto das que eram da Escola no ano anterior: “Agora podemos brincar bastante porque conhecemos muitos amigos!”, disse. Pontes que estão sendo construídas pelas vozes que ressoam nas janelas e se abrem entre o presencial e o remoto.

Como relato desse cuidado e da percepção da importância dos vínculos, Luz Roxana Ortiz Ascarrunz, mãe da Helena, diz: “Eu, como mãe de uma criança que faz ensino online, fico muito feliz com a metodologia que vocês estão realizando, acho muito dinâmicas as atividades que fazem com as possibilidades que temos em casa… Helena ficou muito feliz e sempre que levanta pergunta se já está na hora de se verem. Para ela é a primeira vez de todas essas experiências da escola, e confesso que tive um pouquinho de medo de não se adaptar a esse método online, mas só tenho coisas boas para falar de vocês! Ela fica muito feliz depois de cada aula. Obrigada, Beth, e que Deus abençoe todos vocês!”

Você também pode se interessar
Tags: , , , ,

Posts similares

Menu