Educação Infantil

Habilidades socioemocionais na infância e na vida

Como trabalhar com a emoção das crianças para que elas desenvolvam um bom relacionamento com seus pares, dentro e fora da escola

Autoria: Gabriela Marques – Professora do Jardim II

Existem duas categorias de habilidades essenciais para um indivíduo ser bem-sucedido na vida: as cognitivas e as socioemocionais. Ambas andam juntas e dependem uma da outra para percorrer o caminho da aprendizagem e alcançar o sucesso.

As habilidades socioemocionais são competências que se referem às emoções, aos afetos e como esse indivíduo se relaciona com o outro, em sociedade e consigo mesmo. Mas, quando estão relacionadas à inteligência emocional, caminham paralelas às habilidades cognitivas e acadêmicas, que envolvem capacidades mentais, como: memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento.

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais se inicia na primeira infância; é nela que a criança se depara com situações, conflituosas ou não, que exigem a capacidade de estabelecer relações saudáveis com seus pares, na tônica do respeito, tolerância e empatia.

”A primeira infância é uma janela de oportunidade de desenvolvimento de diversas competências, que nessa fase estão particularmente maleáveis e em transformação; para diversas competências, as mudanças ocorridas nesta fase são as mais duradouras, especialmente as socioemocionais”.

(Instituto Ayrton Senna)

Na Educação Infantil, é comum acontecerem disputas por espaços e objetos. As crianças disputam brinquedos, mesmo tendo vários à disposição, choram por uma boneca, ainda que existam outras de diferentes formas, brigam pela sua vez no balanço, entre outros conflitos que são comuns na faixa etária. Nessa fase, no entanto, a criança está iniciando a socialização e ainda não desenvolveu a noção de propriedade e o significado de dividir, compartilhar ou emprestar.

É nesses momentos que a falta da mediação de um adulto – seja ele, familiar ou educador – faz com que a criança busque formas diferentes de se expressar e de lidar com a situação, como batendo, empurrando, mordendo e até mesmo se isolando. Portanto, ao desenvolver as habilidades socioemocionais, meninos e meninas tornam-se capazes de compreender suas relações interpessoais e sociais, enxergando os desafios e conflitos com outros olhos e agindo dentro de suas possibilidades.

Como desenvolver as habilidades socioemocionais?

De acordo com *Vygotsky, “a criança aprende muito ao brincar. O que aparentemente ela faz, apenas para distrair-se ou gastar energia, é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico”.

Propostas lúdicas como histórias, dramatização, teatralidade, roda do coração, reflexões e discussões coletivas, jogos simbólicos, atividades interativas e de expressão artísticas, são ferramentas importantes para que as crianças desenvolvam competências socioemocionais de forma contínua e prazerosa.

O brincar está presente na maior parte do cotidiano da primeira infância; é por meio da brincadeira que meninos e meninas encontram-se livres para criar, interagir socialmente, recriar situações, explorar possibilidades no seu ritmo, desenvolver respostas aos problemas cotidianos…Diante disso, eles/elas desenvolvem a habilidade de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente sobre o que os incomodou, cooperar com os demais do grupo e solucionar conflitos de modo construtivo e de forma respeitosa.

Para refletir!

Somente através da formação integral de nossas crianças e jovens estudantes, eles terão a oportunidade de conhecer e explorar habilidades essenciais para a vida, e estarão preparados para enfrentar o novo cenário social e profissional no mundo. O desenvolvimento de uma competência na infância influencia diretamente as habilidades para o futuro.

Saiba Mais!

* Vigotski (1896-1934) foi um psicólogo e pensador nascido na Bielorrússia (Leste Europeu), importante em sua área e época, pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

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