Educação Infantil

O universo lúdico do conhecimento

Brincar é sinônimo de aprendizagem. Na Educação Infantil, as brincadeiras estimulam o desenvolvimento de habilidades, autonomia, identidade e novos saberes, entre tantos benefícios que ajudam a enriquecer o repertório das crianças.   

Autoria: Fatima Regina F. T. Perazzoli, professora do Pré da Educação Infantil

O brincar como linguagem e atividade essencial da infância permeia o cotidiano das turmas de Educação Infantil do Colégio Santa Maria. Por meio das brincadeiras e do contato com a natureza, explorando materiais, espaços e territórios de aprendizagem, as crianças se expressam, se comunicam, interagem e desenvolvem habilidades cognitivas, motoras, sociais, afetivas e emocionais.

Brincar tem uma linguagem única e, ao mesmo tempo, universal. Possibilita o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Ao brincar, em grupos ou sozinha, a criança imagina, cria, faz escolhas, fortalece laços afetivos, expressa emoções e sentimentos. Aprende a lidar com o próprio corpo e com o do outro, desenvolvendo atitudes de cuidado, colaboração e respeito. Aciona seus saberes, explora e manipula objetos, formula teorias, investiga e apropria-se de novos conhecimentos.

Dessa forma, folhas, gravetos, terra, pedras e sementes, por exemplo, se transformam nas mãos das crianças em um divertido jogo simbólico nas quais vivenciam papéis, imaginam e criam diferentes situações lúdicas.

Em outros momentos, blocos, tubos de papelão e tocos de madeira dão forma a castelos, torres, prédios, casas e outras construções projetadas pelas crianças. Brincadeiras e experiências que possibilitam a pesquisa, a resolução de problemas, a construção de estratégias, a troca de saberes, a exploração de diferentes materiais e a cooperação nos pequenos grupos.

É brincando que as crianças se desenvolvem integralmente e constroem cultura por meio de gestos, movimentos, linguagens, atitudes, emoções, imaginação e criatividade. Ou seja, brincar é uma necessidade pedagógica!

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares

Menu