Educação Infantil

Por que trabalhamos a memória do movimento?

Lendo este texto, você vai entender que brincar e se movimentar tem total relação com o desenvolvimento de meninas e meninos.

Autoria:Eliane de Lima – Orientadora Pedagógica da Educação Infantil e Gabriela Kraft, Professora do Pré

Antes de falar sobre a importância da memória do movimento para o desenvolvimento da aprendizagem, acredito que algumas provocações sejam necessárias…

Equilibrar o corpo numa guia de sarjeta tem relação com o controle ao escrever uma letra na linha do caderno?

Brincar de reloginho leva a criança a perceber que seu corpo tem lados e posições assim como a letra “p” e “q”?

Andar em cima de cordas (glissês) esticadas em linhas retas e fazer zigue-zague ajuda a criança a formar a memória de movimento de formas, figuras, letras, números por meio da brincadeira?

Subir (escalar) árvores colabora com o desenvolvimento da força, tonicidade e, mais adiante, contribui na maneira correta de segurar o lápis e imprimir a força ao desenhar e escrever?

Sim, são práticas pedagógicas essenciais para o desenvolvimento da criança na fase da Educação Infantil e de qualquer outra faixa etária, pois a possibilidade de “descobrir o corpo” e todas suas “potencialidades”, em primeiro lugar, desenvolve a autoestima, autocontrole, autoconfiança e autonomia; em segundo, é brincando que se desenvolvem controle, força, equilíbrio, tonicidade, lateralização, e se formam acervos de experimentação, imaginação, criação, emoção, memória, além de trazer felicidade!

Experiências de encantamento e ações motoras potencializam o cérebro, refinam habilidades, desenvolvem perícia e ampliam saberes. O corpo é responsável pela descoberta do ritmo, pela percepção da persistência; ele também desenvolve o controle inibitório e “se percebe” capaz de parar quando precisa frear; o corpo “compreende” a força ao escalar árvores ou o ritmo ao pintar no espaço da folha, grafar uma letra e anotar um número.

É por essa razão que a criança precisa realizar brincadeiras de movimento: andar, correr, saltar. Brincadeiras circulares como as de roda, cantadas ou declamadas. Brincadeiras que desenvolvem a percepção sonora e/ou visual, que envolvem parlendas, quadrinhas, músicas.  São interações e proposições que ampliam acervos de cultura! Aprendizagem que exige interação com o ambiente, com o espaço, com as pessoas, com a natureza e seus elementos (terra, água, ar e fogo), que reserva tempo para o brincar livre, intencional, planejado e de faz de conta porque o cérebro “guarda” gestos motores a partir do que vive. Este processo é semelhante aos fenômenos cognitivos, como o de memorizar fatos, associá-los e relacioná-los a novos conhecimentos (aprendizagem/memória).

Diante disso, o compromisso do Colégio Santa Maria é permitir que a criança ocupe o espaço, descubra as possibilidades motoras, desenvolva a educação dos sentidos, explore a natureza, se “arrisque” (de maneira assistida) diante do que ela oferece. Afinal, a criança que tem assegurado tempo para vivenciar o seu corpo em movimentos amplos ou mesmo, em movimentos mais restritos, como brincadeiras com movimento de pinça, montagem de quebra-cabeças, vestir e despir bonecas ou bonecos, tem a oportunidade de viver um amplo leque de MOVIMENTOS e, certamente, terá mais facilidade e fará menos esforço para evocar os movimentos de figuras, números, letras e trazê-los à tona e escrever.

Aprender significa criar memórias de longa duração (Kandel, 2006)

Eric Kandel é um neurocientista austríaco naturalizado estadunidense, cujos estudos foram fundamentais para a compreensão molecular dos processos cognitivos. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2000, especificamente depois de investigar a aprendizagem e a memória, e seu correlato sináptico.

Você também pode se interessar