Educação Infantil, Incentivo à Leitura

Por que contar histórias?

Ouvir ou ler narrativas traz inúmeros benefícios em qualquer fase da vida, por isso o Santa Maria incentiva a leitura em todos os segmentos e de diferentes formas. Uma delas é a contação de histórias, que integra as aulas de Biblioteca da Educação Infantil e do Fundamental I.

Autoria – Tauany Pazini, bibliotecária do Colégio Santa Maria

Desde os tempos mais longínquos o ser humano conta as suas histórias, nos mais diversos recantos da Terra. Em inúmeras línguas e dialetos, por pessoas de culturas distintas, cada uma expressando uma visão de mundo própria e singular que torna a produção do texto verbalizado um evento único e original.

A sabedoria contida nas histórias foi preservada por contadores de histórias que dividiam com os ouvintes um mundo de saber, magia e mistério, onde as narrativas encantavam e muitas vezes reconfortavam as mentes dos ouvintes. A palavra falada organizada num enredo sempre despertou a imaginação, além de ensinar, mostrar caminhos, ideias, divertir, formar leitores, encantar e sensibilizar o ouvinte.

Ao narrar uma história, o contador abre um espaço para o pensamento mágico. Com seu poder de evocar imagens, a palavra constrói uma ordem mágico-poética, resultado da junção do gesto sonoro com o do corpo, que é capaz de levar o ouvinte a uma suspensão temporal. Esta magia acontece porque o contador parece funcionar como testemunha dos fatos relatados e experiências transmitidas em palavras. Contar histórias hoje pode ser a maneira mais gentil de defender o imaginário diante das descrenças e violências do terceiro milênio.

Por todos esses motivos, o Colégio Santa Maria sempre incentivou a arte de contar histórias e possui em sua grade curricular aulas de Biblioteca com contação de histórias para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. As aulas são compostas por dinâmicas especialmente preparadas para cada série com o objetivo de incentivar a leitura, apresentar gêneros literários diversificados, instigar a imaginação e encantar o/a estudante com o maravilhoso mundo da literatura.

Com a inclusão de aulas remotas por conta da pandemia, a Biblioteca criou um canal no YouTube e passou a disponibilizar contações gravadas. A cada história, um novo formato é apresentado, ora por narrativa, ora por encenação, ora por imagens inseridas através da edição de vídeos.

As devolutivas recebidas por parte dos/das estudantes e das famílias não podiam ser melhores. Muitas relataram que assistir às contações é um acalento para esse momento tão difícil pelo qual estamos passando. As crianças interagem com os vídeos, se divertem, criam novas histórias a partir da narrativa que ouviram e se sentem próximas à equipe da Biblioteca e desse espaço que tanto gostam!

Você também quer ouvir uma história? Veja algumas aqui:

Para mais histórias, acesse nosso canal:

Você também pode se interessar
Tags: , , , , , , , , ,

Posts similares

Menu