Educação Infantil

Reaproveitamento sustentável – nosso compromisso com a casa comum

Ações práticas com as crianças do Jardim II promovem consciência planetária, solidariedade e amor ao próximo

Autoria: Elizabeth Nishiyama Muniz – professora do Jardim II

“A fome desorganiza nossa casa comum, destrói o compromisso com o planeta e a vida sustentável”.
(Papa Francisco)

Proporcionar vivências entre as crianças é um dos princípios da Educação Infantil do Colégio Santa Maria; vivenciar e perceber os espaços naturais e os territórios de aprendizagem como uma “casa comum” é o que chamamos de “terceiro educador”, no qual a criança valoriza a si própria, ao outro, ao ambiente e a produção de conhecimento.

Diante disso, realizamos, ao longo do ano, ações comuns entre as séries, onde as turmas cuidam das hortas escolar e familiar, fazem culinária sustentável (sobra de cascas de alimentos), participam da “roda das frutas” (explicaremos no final deste artigo) e se envolvem em movimentos de manutenção da fauna e da flora, como coletar lixo, recolher objetos esquecidos nos espaços, cuidar das plantas, contemplar pequenos bichos de jardim e espécies como saguis, jabutis e cágados.

A intenção pedagógica é estimular a criança a cuidar de si e do outro, da natureza, e compartilhar em casa as aprendizagens vividas.  São essas as experiências que “convidam” crianças e familiares a se comprometerem em cuidar da nossa morada comum, e a olhar atentamente para questões relacionadas ao Pacto Global, à Sustentabilidade, à Fraternidade e à Fome.

Por meio da horta que temos aqui no Colégio e sob as orientações do querido Jurandir, as crianças plantam mudas de hortelã, salsinha, orégano e tomilho; pensando no reaproveitamento sustentável e planetário, fazemos jardineiras com uso de caixas de leite.

Apresentação da peça Sopa de Botão de Osso

ENCONTROS MARCADOS COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS CRIAM AMBIENTE DE COMPAIXÃO E EMPATIA

Alguns eventos que realizamos aqui no Santa, como o Dia da Família e a Sopa Fraterna, foram movimentos de compaixão, de partilha e amor. No Dia da Família, por exemplo, crianças, pais e avós assistiram à Sopa de Botão de Osso, uma apresentação teatral, como sensibilização à Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é Fraternidade e Fome. O Santo Coral, formado por familiares da Educação Infantil, também se apresentou neste encontro.

Material reaproveitado para produção da jardineira

Durante a oficina Sopa Fraterna, todos os convidados sentaram juntos na quadra para partilharem a sopa, e estabeleceram o compromisso de se sensibilizarem quanto à fome de milhares de “irmãos e irmãs”, através do chamamento “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Para finalizar, outra ação que está sendo desenvolvida pelo Jardim II é a Roda de Frutas. No início do ano, as crianças guardavam suas frutas na lancheira ou jogavam fora. Como forma de incentivar o hábito da alimentação saudável e evitar o desperdício, convidamos meninas e meninos a partilharem as frutas no momento do lanche e ao longo da manhã. Esta prática atingiu um dos nossos objetivos, quando ouvimos as crianças, durante as orações diárias, falarem desta forma:

Papai do céu, cuide das crianças que têm fome e não têm comida”. (Leonardo)

Obrigado por nossa saúde”. (Joaquim)

“Cuide de quem não tem dinheiro para comprar comida”. (Gabriel dos Anjos)

Nesse movimento de enxergar a natureza como extensão de sua morada, ou seja, do seu corpo, realizamos culinárias afetivas com reaproveitamento de cascas de frutas ou ervas colhidas na horta do Colégio. Na Semana da Páscoa, doamos biscoitos feitos pelas crianças para uma creche parceira.  São as atitudes de solidariedade, de cooperação, amizade e compaixão vividas ao longo do ano, que diminuem não apenas a fome de alimento, mas a fome de empatia, de cooperação, de paz, de amor e cidadania.

Você também pode se interessar