Educação Infantil

Relaxamento: a pausa na Educação Infantil

Não são apenas os adultos que precisam relaxar. Crianças também devem ter momentos para desacelerar e assim obter vários benefícios, inclusive o aumento do nível de concentração.

Autoria: Gisele Magalhães Coli, professora do Jardim I e Pré da Educação Infantil

Vivemos em tempos acelerados, estamos sempre correndo, indo de um lado para outro, com muitas coisas para resolver… e as crianças não estão imunes a isso. Observamos que, muitas vezes, elas estão envolvidas nessa falta de tempo, nas rotinas inchadas, aceleradas, agitadas e, inclusive, estão angustiadas, sem conseguirem lidar com os sentimentos que brotam nessa relação de “falta”.

Por isso, assim como nós, é importante que as crianças tenham momentos de calma, ócio, pausa e contemplação, que aprendam a lidar com as emoções e desenvolvam autocontrole. Para isso, dentre algumas intervenções, o relaxamento faz parte da jornada da Educação Infantil do Colégio Santa Maria e tem a intenção de estimular a respiração mais profunda e o equilíbrio emocional, favorecendo paz interna, harmonia dos movimentos e sensação de bem-estar.

Ao estarem mais serenas e contemplativas, envolvidas pela música, pelos sons da natureza, pelos toques no corpo, as crianças percebem o silêncio meditativo, criam um senso de concentração e reequilibram as emoções, aumentando o nível de atenção e desenvolvendo o foco.

A condução do relaxamento tem um olhar lúdico: as crianças são convidadas a imaginar, ouvir, sentir e vivenciar situações prazerosas e, assim, construir uma percepção de autoconfiança, tolerância e uma relação mais sadia e respeitosa consigo mesmas e com as pessoas à sua volta.

Experimente fazer em casa!

Coloque uma música lenta ou sons da natureza, abaixe a luz, pode fazer junto com os filhos, preste atenção na respiração e verbalize para os participantes: “Puxem o ar pelo nariz, soltem pela boca.” “Respirem profundamente, puxem o ar desde a barriga. Segurem um pouquinho a respiração, exprime lentamente.”

Outra sugestão: imagine um lugar bonito, tranquilo. Pense em uma cor. Imagine que está sentindo a chuva leve e serena.

Enfim, medite, aquiete a mente, durma tranquilamente, diminua a ansiedade, desenvolva a criatividade, a imaginação e a autodisciplina. Aprenda a respirar em momentos de tensão, trabalhe a autoestima positiva. Seja pleno, natural e irradie serenidade e luz. Namastê!

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares

Menu