Estudantes do Ensino Médio aprendem francês criando e editando vídeos
Autoria: Andrea Cotrim – Professora de Inglês e de Francês (eletivas), do Ensino Médio
A maioria dos professores das diferentes séries, componentes curriculares (antigas disciplinas) e níveis educacionais está constantemente planejando atividades dinâmicas, desafiadoras e, sobretudo, lúdicas, para serem aplicadas em suas aulas. Isto ocorre porque queremos que alunas e alunos se envolvam nas tarefas, a fim de garantir o aprendizado significativo e o pensamento crítico, além de boa habilidade de comunicação e argumentação, essenciais em língua estrangeira. Por isso é importante refletir a todo instante sobre nossa prática pedagógica.
Pensando nisso, uma das avaliações propostas no segundo bimestre, do curso eletivo de Francês – do Ensino Médio – consistiu na produção de um vídeo no estilo dos “reels” ou “Tik Toks” das redes sociais. O foco era criar vídeos curtos, de até três minutos, que fossem divertidos e joviais, sobre o cotidiano do aluno. Também caberia a cada um aplicar os conhecimentos prévios, não apenas em relação à cultura digital, mas na edição e inserção de legendas.
Como resultado, elas/eles puderam se expressar e revisar, ao mesmo tempo, situações de oralidade (apresentações, cumprimentos, dizer as horas, falar sobre refeições, dentre outras), assim como formas gramaticais (verbos e tempos verbais, advérbios, adjetivos, horários, dias da semana etc.).
Os vídeos foram incorporados a um portfólio interativo em plataformas digitais onde cada atividade desenvolvida é registrada e recebe feedbacks contínuos da professora.
O objetivo principal é que os vídeos produzidos em uma linguagem atual, funcionem como uma avaliação espontânea e formativa (conforme FERNANDES, 2009), que auxilia no processo cognitivo e permite a participação mais confiante dos alunos.