Metodologias Ativas

Empreendedorismo no 8º ano

Estudantes mergulham no projeto “Ações Empreendedoras”, em um trabalho que demandou diferentes habilidades e apresentação para uma banca examinadora

Autoria: Carla de Oliveira Afonso, Pedro Moisés de Carvaho, Raquel Romero Guirado, Robson Zago e Soraia Rufato – Professores do 8º ano

Empreender é, acima de tudo, conceber uma ideia inovadora que representa a solução de um problema.

Projetos de empreendedorismo oferecem aos alunos a oportunidade de aprender habilidades práticas, como pensamento crítico, resolução de problemas, tomada de decisões, comunicação eficaz, negociação e liderança.

Essas habilidades são valiosas em qualquer carreira que os estudantes escolham seguir; elas se tornam ainda mais potentes quando desenvolvidas à luz de uma reflexão sobre a necessidade de novos modelos econômicos. Tais paradigmas devem considerar como a melhor opção aquelas capazes de promover um modelo de geração de renda com uma mentalidade inclusiva, colaborativa, solidária e ecologicamente sustentável, tal como defende o Papa Francisco, ao abordar a temática da “Economia de Francisco e Clara”.

Considerando essas habilidades tão importantes para o futuro profissional, os alunos do 8° ano desenvolveram o projeto AÇÕES EMPREENDEDORAS, um trabalho interdisciplinar que abrange aspectos de Matemática, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, Arte e Ensino Religioso, e conta com o apoio da equipe do Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação (NETI).

A pergunta “Como melhorar a vida acadêmica de um estudante?” norteou esse trabalho e foi o ponto de partida para as seguintes etapas e dinâmicas:

  • Cinco por quês – uma ferramenta que consiste em perguntar cinco vezes o porquê de um problema ter ocorrido, a fim de descobrir qual a sua causa ou raiz. Assim cada turma chegou em uma solução diferente, condizente com a sua realidade.
  • Construção de um storyboard – a sala foi dividida em grupos e cada um construiu um roteiro, em desenhos, que fosse solução para o desafio construído após os cinco porquês.
  • Criação da persona – construção do perfil de uma pessoa que faria parte do público-alvo da solução construída no storyboard.
  • Ideação – cada grupo pensou e descreveu um produto que solucionasse o problema em questão.
  • Prototipação – criação de uma versão inicial do produto, o que chamamos de protótipo.

Todas essas etapas foram registradas em um portfólio, junto com o registro de uma oficina de construção de planilhas financeiras, por meio da metodologia do *design thinking. Isso nos ajudou a analisar possibilidades e estudar viabilidades quando nos deparamos com um problema. No final, a turma escolheu um dos oito trabalhos para criar um protótipo.

Em um segundo momento, a sala foi dividida em três equipes: Marketing, Financeiro e Prototipação e, assim, escolheram um nome para o produto, criaram uma logomarca, um folder explicativo, uma planilha de custos, uma propaganda do produto, veiculada em Língua Inglesa, e o protótipo.

O grupo que desenvolveu o protótipo foi estimulado a pensar no design do produto (físico ou virtual) durante as aulas de Arte. Foram explorados o pensamento criativo e crítico, possibilitando a organização das ideias e as formas de viabilizá-las, integrando as necessidades dos estudantes às soluções criativas, transformando desafios em oportunidades.

“Foi muito legal fazer esse trabalho, foi um projeto desafiador e divertido que nos rendeu muitas risadas e um ótimo resultado. Uma experiência memorável que levaremos para a vida!” (8º A – Maria Beatriz, Clara e Marina Itokawa).

USO DA LÍNGUA INGLESA

O objetivo de criar uma propaganda em inglês foi além da prática do idioma e do gênero textual; foi pensar também que o mercado empreendedor é globalizado, e muitos termos utilizados na linguagem do empreendedorismo são na língua inglesa. Além disso, um empreendedor fluente em inglês tem condições de largar na frente de competidores com ideias semelhantes à sua.

Entre os protótipos, tivemos aplicativos que auxiliariam na vida cotidiana do estudante como no gerenciamento das tarefas, coletânea de videoaulas, testes de revisão, professor virtual, e outros recursos.

Clique no link abaixo, e você vai conhecer um dos produtos apresentados pelo grupo que desenvolveu um aplicativo chamado “EstudoApp”.

Na sequência, apresentamos o vídeo de uma das propagandas criadas com roteiro em inglês.

Acesse o Portfólio

 

A apresentação dos trabalhos aconteceu no final do mês de agosto; as turmas performaram em pares, diante de uma banca examinadora composta por professores do 8° ano, pela bibliotecária Tauany Pazini e pela Patrícia Marchi, representando a equipe do NETI.

Cada apresentação incluiu a defesa do produto, explicando o percurso tecnológico que abrangeu todas as etapas do projeto. Além disso, os alunos apresentaram uma análise financeira (justificativa) e uma demonstração do protótipo, ao vivo.

A realização de projetos de empreendedorismo no Colégio Santa Maria oferece aos alunos oportunidades valiosas de desenvolvimento pessoal, aquisição de habilidades práticas e preparação para o futuro em um mundo cada vez mais dinâmico e empreendedor.

Nós, da equipe de professores do 8º ano, ficamos muito felizes com o envolvimento dos nossos alunos em todas as etapas e durante as apresentações, que foram contagiantes.

Parabéns a todos!

Saiba Mais!

*O Design Thinking é uma abordagem para a criação de soluções inovadoras, centrada nas necessidades e experiências do usuário. Esta técnica envolve empatia, experimentação e colaboração, e é amplamente usada em design de produtos e serviços.

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