Metodologias Ativas

Empreendedorismo sustentável e social

Estudantes do 8º ano colocaram a mão na massa e se envolveram em um projeto de “gente grande”

Autoria: Carla Afonso, Denise Carneiro, Raquel Guirado e Soraia Rocha – Professoras do 8º ano

“Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais.”

Pequenas Empresas Grandes Negócios | Marcos Hashimoto

Foi a partir desta leitura que iniciamos o projeto interdisciplinar nas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, envolvendo os componentes de Matemática, Ciências da Natureza, Arte e Língua Inglesa, com o objetivo de fazer com que alunas e alunos se apropriassem dos conceitos de sustentabilidade/reaproveitamento e empreendedorismo. Os estudantes também puderam aplicar operações matemáticas utilizando planilhas como elemento de auxílio para o raciocínio lógico matemático e pensamento computacional, e apresentar o resultado do desenvolvimento do protótipo de um produto sustentável para a socialização de ideias e trabalhos colaborativos.

Trabalhando com a sustentabilidade na prática de sala de aula, estamos investindo na formação de cidadãos conscientes e preparados, capazes de mediarem melhorias, tecnologias e inovações sustentáveis, e de tomarem melhores decisões para o futuro, sem perderem de vista a sua história e a sociedade em que vivem.

Da teoria para a prática, abordamos os “5 Rs” da sustentabilidade: RECICLAR, REDUZIR, REUTILIZAR, REPENSAR E RECUSAR.  Cinco ações que visam reduzir o impacto de atitudes inadequadas dos seres humanos e que têm provocado consequências prejudiciais ao Planeta Terra.

Ao abordar esse tema, contribuímos para o desenvolvimento socioemocional de nossos alunos, isto é, para a vivência de valores e habilidades como: empatia, ética, responsabilidade, resiliência, trabalho e colaboração em equipe, criatividade e capacidade de adaptação frente às mudanças e aos obstáculos.

Na etapa de criação dos protótipos, cada classe trabalhou com um subtema, incorporado à sua frente empreendedora. O objetivo foi desenvolver, de forma interdisciplinar, um produto que estivesse associado à reciclagem ou ao reaproveitamento de materiais. Após pesquisas realizadas no HUB, a execução do protótipo se deu no Espaço Maker do Santa Maria, onde os estudantes puderam criar e desenvolver suas ideias.

Nas aulas de Arte, os alunos foram desafiados a criar seus primeiros esboços, explorando diferentes possibilidades quanto ao uso dos materiais, bem como estimulando o olhar empreendedor e sustentável. Foram convidados a pensar a materialidade na arte e na vida, buscando nas diferentes matérias (papel, tecido, plástico, produtos orgânicos, componentes eletrônicos, madeira e metal) novas possibilidades de transformação, deixando de olhar apenas para o material como objeto, o que possibilita uma visão amplificada, uma transformação simbólica da matéria que interfere de forma sustentável e social em um determinado grupo.

Abaixo, você poderá assistir a um dos trabalhos, que teve como princípio a economia de energia durante o banho.

Já o componente Língua Inglesa levou em consideração o mercado empreendedor mais globalizado, tendo como objetivo a exportação. Foi dado aos alunos o suporte para criação de textos publicitários em inglês, de modo que fossem operacionalizados durante a apresentação e divulgação dos protótipos criados por cada grupo.

Inicialmente foram apresentados aos alunos alguns exemplos de textos publicitários na língua inglesa. A partir deles, fizemos análises estruturais e reflexões sobre o ato de consumir, dialogando com a abordagem principal do Projeto da Série, Adolescência e Consumo, para então produzirem suas propagandas.

Enjoy!

Você também pode se interessar