Metodologias Ativas

Empreendedorismo sustentável na escola

Projeto com conceitos de Matemática e Pensamento Computacional leva ao desenvolvimento de produtos úteis e sustentáveis.

Autoria: Carla Afonso, professora de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria

Desde o começo do ano, as turmas do 8º ano do Colégio Santa Maria pesquisaram sobre a ideia de empreender de forma sustentável, ou seja, pensar e desenvolver soluções para problemas relacionados à preservação do meio ambiente ou à redução de gastos com energia e de consumo em geral.

O ponto de partida aconteceu nas aulas de Matemática, com a fundamentação teórica sobre o que é empreender e com a prática do uso de planilhas de cálculo de custos. Aqui utilizamos o Pensamento Computacional na programação das fórmulas e na inserção de dados nas planilhas.

Análise do cenário e de alternativas

No segundo semestre, passamos a desenvolver e pensar em ideias que fossem sustentáveis e solucionassem problemas como a crise hídrica, o alto custo da energia elétrica e o destino do lixo, entre outros. Assim, os alunos pesquisaram sobre o consumo de energia elétrica e formas limpas (energia solar), buscaram soluções para problemas hídricos (cisternas) e discutiram sobre reciclagem e reaproveitamento de papel.

Também refletimos sobre o que é um protótipo e sua importância no desenvolvimento de uma ideia e na solução de problemas. No caso desse projeto, como representação e finalização do trabalho de cada grupo.

 

Mão na Massa

A etapa seguinte aconteceu no Espaço Maker do Santa Maria, com ferramentas que propiciam o “faça você mesmo”, circuitos elétricos e pequenos computadores programáveis.

Para essa programação, os alunos fizeram uso do pensamento computacional e de recursos tecnológicos como microbit, Arduino, apps, impressoras 3D e de corte a laser.

Os projetos desenvolvidos foram:

• Absorvente reutilizável feito com reaproveitamento de tecido
• Balão movido a energia solar
• Bolsa com variação de cores e com led interno
• Caderno com folhas recicladas
• Capinha de celular com carregador solar
• Chuveiro com alarme de indicação de temperatura
• Composteira
• Conectividade sustentável – roteador solar
• Destilador da captação da água da chuva
• Embalagens com papel reciclado e papel semente
• Energia hidrelétrica a partir de água de reuso do banho
• Estufa para plantas
• Fermentadora portátil
• Guarda-sol com carregador por energia solar
• Irrigador eletrônico
• Recipiente eletrônico para ração animal
• Robô catador de lixo
• Roupas sustentáveis com reaproveitamento de tecidos
• Vaso inteligente que avisa quando necessita de água
• Veículo movido a energia solar
• Ventilador solar

Ganhos extras

Este projeto associado à cultura maker foi muito importante para suprir a falta de interação social posta no período de pandemia. Nele os alunos resolveram, juntos e presencialmente, problemas e desafios, percebendo a importância do convívio social.

“Eu achei o trabalho legal, aprendemos e produzimos algo sustentável, que os protótipos produzidos poderiam ser usados para o dia a dia ou até para o lazer, as ferramentas que antes eram poucas para trabalhos manuais de alunos, foram muitas nesse tempo de produção, foi realmente muito legal e funcional para pensarmos em trabalhos futuros” – Felipe Ahlers Lorenzato Xavier

“Eu achei o trabalho do Espaço Maker muito interessante, além da ideia da sustentabilidade ser muito legal, eu acho que o trabalho em grupo, ainda mais um desse tipo que durou várias aulas, aprimorou muito a amizade do grupo e ensinou que a sustentabilidade é muito importante para que no futuro sirva como alternativa para garantir a nossa sobrevivência e dos recursos naturais do planeta” – Lucas e Cauê

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