Autoria: Tauany Pazini – Bibliotecária
A literatura é de fundamental importância para a formação e desenvolvimento humano, pois possibilita a reflexão e a vivência de situações que podem ser da ficção ou não, mas que estão de alguma forma ligadas à nossa realidade.
Desse modo, proporcionar o contato dos estudantes com as obras literárias e seus escritores contribui para a educação e formação social do “sujeito leitor”, levando-o à reflexão e até mesmo à mudança de posição no contexto em que está inserido.
Por esse motivo, a Biblioteca Padre Moreau promove, todos os anos, encontros entre os estudantes e os autores dos livros trabalhados em sala de aula, momento no qual eles têm a possibilidade de conhecer a história de vida desse autor, suas inspirações, seu processo de escrita e as curiosidades sobre a obra.
Em 2022, diversos foram os escritores da literatura brasileira que vieram ao Santa Maria e proporcionaram ricas conversas e troca de conhecimentos com os nossos estudantes. Também fizeram parte desses encontros, ilustradores, adaptadores e contadores de histórias. Todos em prol da propagação da literatura e do incentivo à leitura. Confiram!
Jonas Ribeiro
As crianças da Educação Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental tiveram o prazer de receber o escritor Jonas Ribeiro para um bate-papo e uma contação de história. Autor de mais de 100 livros infantojuvenis, Jonas tem o dom de encantar crianças e adultos com suas belas histórias!
Elisabete da Cruz
Autora do livro “A cidade politicamente correta”, Elisabete da Cruz conversou com os leitores do 3º ano do Ensino Fundamental sobre sua carreira, seus livros e sobre cidadania, tema abordado no livro, e que fez com que as crianças refletissem sobre seu papel na sociedade. Elisabete autografou todos os livros e deixou um mapa de Fraterna – cidade fictícia da história – para que as turmas criassem juntas, seu lugar “ideal”!
Fernando Nuno
As turmas do 4º ano fizeram a leitura do clássico de Júlio Verne “Viagem ao Centro da Terra” na versão adaptada pelo escritor Fernando Nuno. O escritor visitou o colégio e conversou a respeito da importância dos clássicos e do cuidado que ele tem ao adaptar uma obra, trazendo-a para uma linguagem atual sem deixar de se manter fiel aos eventos do texto original. Além disso, Fernando trouxe diversas obras da coleção “Correndo o Mundo”, da Editora DCL, com o intuito de apresentar às crianças outros clássicos da literatura universal. Ao final, os estudantes fizeram perguntas e tiveram seus livros autografados pelo autor!
Flavio de Souza
Criador e roteirista de séries para a TV, como Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum, Flavio de Souza é também tradutor, desenhista, ator, diretor e autor de diversos livros infantis, dentre eles o livro “Nove chapeuzinhos”, trabalhado com as turmas do 5º ano. O autor não mora na capital paulista (onde nosso Colégio está localizado), por essa razão, o encontro ocorreu virtualmente, no qual os estudantes conheceram um pouco da vida pessoal e profissional do autor, e puderam compartilhar com ele suas impressões sobre a obra e qual a versão de Chapeuzinho que mais gostaram no livro!
Mauricio Negro
Após a leitura do livro “O Karaíba”, de Daniel Munduruku, as turmas do 6º ano tiveram a oportunidade de entrevistar Maurício Negro, ilustrador da obra. Maurício é um artista reconhecido por suas obras relacionadas a temas mitológicos, ancestrais, identitários e de expressão das raízes culturais brasileira. Durante a conversa, os estudantes conheceram mais sobre sua carreira, vida pessoal e quais técnicas são utilizadas em suas obras de arte. O autor compartilhou ainda, alguns de seus conhecimentos e vivências sobre os povos indígenas do Brasil. Relatou fatos que vêm ocorrendo por conta da interferência humana nas aldeias, tais como, violência – especialmente contra as mulheres indígenas – contaminação da água e a destruição de modo geral. Ao final, Maurício sugeriu que o tema seja discutido e refletido com mais atenção por todos.
Luana Chnaiderman
O livro “Contos de Moçambique” reúne mitos, lendas e contos populares recolhidos pelo fotógrafo Christian Piana, durante sua estadia no país, e adaptados pela escritora Luana Chnaiderman de Almeida, que visitou o Colégio para participar de uma roda viva com os estudantes do 7º ano. Durante a entrevista, Luana falou sobre os desafios de adaptar a literatura oral para a escrita, especialmente por se tratar de um país que ela nunca visitou e de uma cultura, até então, desconhecida por ela. Apresentou também, suas outras obras literárias e deu dicas de escrita e revisão aos alunos que estavam participando do Concurso de Redação promovido pelo colégio.
Paola Siviero
A leitura do livro “O auto da maga Josefa” fez sucesso entre os estudantes do 8º ano EF, por trazer uma história de magia e fantasia com personagens do folclore brasileiro, ambientado no sertão nordestino do Brasil. Encantados com a leitura, as turmas receberam a autora Paola Siviero para uma conversa muito interessante, na qual fizeram questionamentos sobre a obra, os personagens e a carreira de escritora. Ao final, os alunos apresentaram os estandartes confeccionados nas aulas de artes e baseados nos personagens da obra, os quais foram utilizados na dança da Festa Junina deste ano. Paola não escondeu a felicidade ao ver sua obra sendo trabalhada de forma interdisciplinar e de poder visitar presencialmente, sua primeira escola que adota o livro, visto que, a obra foi lançada no início da pandemia.
Celinha Nascimento
Como parte dos eventos da Semana da Criança, as turmas da Educação Infantil ao 1º ano EF participaram de uma contação de história com Celinha Nascimento. Celinha é mestre em literatura brasileira, professora, escritora e uma nata contadora de histórias! As crianças foram envolvidas pelas histórias narradas e ficaram encantadas com os objetos usados durante a contação. Para encerrar o encontro, Celinha ensinou as crianças a fazerem um barangandão (brinquedo feito de jornal, fitas de papel e barbante) e os incentivou a brincar com a família!
Luiz Carlos Sales
Para finalizar os eventos de 2022, a Biblioteca Pe. Moreau foi o espaço escolhido para o lançamento do livro “Luiz e Maria: na alegria, na tristeza, na saúde e na doença” do autor Luiz Carlos Sales! Parceiro do colégio há muitos anos e escritor de diversos livros infantis, dentre eles a coleção “Didi, uma vira-lata de raça”, o autor lançou seu primeiro livro para adultos. O evento reuniu familiares e amigos do autor, além de famílias de alunos do colégio. Um momento muito agradável em que celebramos mais um lançamento da literatura brasileira, em parceria com a Biblioteca do Colégio Santa Maria!