Ensino Médio, Metodologias Ativas

ARG como ferramenta pedagógica

Game complexo e envolvente é aplicado no Ensino Médio. Pela primeira vez, equipe conseguiu vencer todas as etapas.

Autoria: Adriano Silva dos Santos, professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Colégio Santa Maria

Imagens de entidades da mitologia grega escondidas pelas salas de aula; a busca pela chave do armário no qual seriam encontrados objetos que ajudariam nos próximos passos; a pesquisa online para entender as relações entre a música de um vídeo misterioso, o filme O mágico de Oz e um álbum do Pink Floyd; a participação num ritual misterioso, que se repete a cada cem anos, relacionado à abertura de um portal. Esses são apenas alguns exemplos dos enigmas e obstáculos enfrentados pelos(as) estudantes do Ensino Médio do Colégio Santa Maria que se dispuseram a participar do ARG de 2021.

Um game instigante

Um ARG (alternate reality game) é um jogo narrativo em que os(as) participantes avançam na história à medida que resolvem enigmas e superam desafios. Geralmente, o jogo tem partes que se desenvolvem online e outras que acontecem presencialmente. Muitas empresas já o utilizaram para divulgar filmes, games etc. (um dos ARGs mais famosos é o The Beast, criado para divulgar o filme I.A. – Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, em 2001). Por utilizar habilidades diversas, como trabalho em grupo, pesquisa e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento, trata-se de uma ferramenta muito útil também no desenvolvimento de inúmeros potenciais no ambiente educacional.

Em países como os Estados Unidos, o ARG já é bastante utilizado como instrumento pedagógico em escolas e até universidades, havendo livros especializados muito interessantes sobre o assunto. No Brasil, ainda não se fala muito sobre o jogo nem se aplica tanto o ARG na área da educação. No entanto, há cerca de 15 anos o Ensino Médio do Santa Maria trabalha com o game. O de 2021, chamado de “O círculo”, começou com mais de 100 alunos e alunas participando. Ao final, um grupo de 10 pessoas chegou à última fase e, pela primeira vez na história do Colégio, venceu o jogo. Não por acaso, foi graças ao trabalho em grupo que puderam atingir o objetivo.

Por que ARG na escola?

Vivemos em uma sociedade na qual já não basta ter um conhecimento bastante específico. É necessário ter a habilidade de transitar entre diferentes áreas do conhecimento a fim de superar os obstáculos dessa realidade tão complexa em que estamos inseridos. Assim, um ARG encaixa-se perfeitamente como estratégia. Além de ser altamente envolvente e contagiante, ajuda a desenvolver e mobilizar atitudes, habilidades e competências condizentes com os desafios atuais.

Em 2022, teremos um novo ARG, com uma história inédita na qual alunos e alunas ficarão imersos durante alguns meses. Quem sabe tentando fechar um portal para que demônios não escapem. Ou buscando solucionar o mistério de uma pessoa desaparecida. Ou procurando descobrir se o mundo em que vivem é um sonho dentro de um sonho… As possibilidades são infinitas. E isso torna um ARG uma experiência inesquecível para quem realmente se dispõe a mergulhar nele.

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares

Menu