Ensino Médio

Eu, criativo?!

A Base Nacional Curricular Comum inseriu a criatividade no mesmo nível do pensamento crítico e científico; no Ensino Médio do Santa Maria, alunos praticam abordagens para desenvolver essa habilidade.

 Autoria: Elizabeth Fantauzzi, professora do Ensino Médio do Colégio Santa Maria, na área de Linguagens e dos cursos de Inovação e Criatividade, Laboratório de Tecnologias Digitais e Laboratório de Corpo e Consciência

Todo mundo é criativo, mas muitos acreditam que essa habilidade é um privilégio unicamente dos artistas ou um dom nato. Na verdade, a criatividade é uma característica humana, que pode ser desenvolvida e praticada por qualquer um. É vista como uma habilidade fundamental na escola e deve ser experienciada de forma transdisciplinar em todo o currículo, de forma a desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes fundamentais para os desafios impostos no século XXI. Ser criativo implica em ter capacidade para encontrar soluções, impulsionar inovações e aumentar eficiência em determinados processos.

Nesse contexto, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) insere o pensamento criativo na Competência Geral 2, ao lado do pensamento crítico e científico, com o objetivo de investigar causas, levantar hipóteses, formular e solucionar problemas. Além disso, a BNCC entende que a criatividade é uma competência transversal, a ser desenvolvida e estimulada em todas as áreas de conhecimento da escolaridade básica, e híbrida, pois reúne elementos tanto do domínio cognitivo (conhecimentos e saberes na resolução de problemas) quanto socioemocional (autogestão, intuição, emoção, abertura ao novo), podendo ser desenvolvida por meio de experiências formais e informais de aprendizagem.

Assim, o exercício do pensamento criativo torna-se um grande diferencial na formação do estudante, preparando-o para o enfrentamento de situações complexas e desafios na ciência, na tecnologia, na comunicação, nas artes e em outras áreas do conhecimento contidas em um cenário de incertezas e transformações constantes do mundo contemporâneo.

O que estamos fazendo

No Colégio Santa Maria, o novo Ensino Médio propõe uma eletiva na área de Linguagens denominada “Inovação e Criatividade”, que parte do questionamento sobre o conceito de criatividade e inovação, tendo como pano de fundo a ideia de que a criatividade nasceu para todos, ou seja, uma habilidade a ser desenvolvida.

Nesta perspectiva, a unidade curricular propõe atividades teóricas/práticas de desbloqueio criativo, concepção e inovação disruptiva, na busca de ideias e soluções concretas para o desenvolvimento de projetos individuais e coletivos que aproximem os estudantes de problemas reais da atualidade. Por meio de situações-problema, uso de metodologias participativas e a combinação de ferramentas e processos, a eletiva exercita novos modelos para pensar, criar e inovar na atualidade.

Pautada nos pilares de empatia, colaboração e experimentação (prototipação) e dos 5Ps da aprendizagem criativa (projetos, parcerias, paixão, propósito e pensar/compartilhar), a eletiva de Inovação e Criatividade utiliza abordagens do Design Thinking, Challenge Problems, Aprendizagem por Projetos, Pensamento Divergente/Convergente, Mudança de Mindset (Aprender/Desaprender/Aprender), entre outras, todas com o objetivo de mostrar que qualquer um pode ser criativo e propor intervenções que transformem a sociedade na qual estamos inseridos.

Explicando melhor

Nas aulas, exercita-se e desenvolve-se o pensamento criativo envolvendo a imaginação, a exploração de ideias, a aceitação ao erro, a criação de processos de investigação para solucionar problemas, a formulação de perguntas, a experimentação e prototipação com recursos digitais e analógicos.

São habilidades específicas da eletiva de Inovação e Criatividade:

  • Testar, combinar, modificar e gerar ideias para criar formas novas de atingir objetivos e resolver problemas;
  • Correlacionar ideias específicas e amplas, prévias e novas, a partir de diferentes caminhos;
  • Elaborar planos de investigação para pesquisar uma questão ou solucionar um problema;
  • Questionar e modificar ideias existentes e criar soluções inovadoras;
  • Avaliar e testar opções para colocar ideias em prática, aprendendo com erros e acertos;
  • Elaborar perguntas para garantir uma base sólida para a investigação de um problema ou desafio;
  • Planejar, desenvolver, implementar projetos individuais ou em grupo.

As aulas são dinâmicas e engajam os estudantes a participarem das atividades de forma lúdica, aprendendo individualmente ou em grupo. A ideia é que eles finalizem o ano acreditando que podem dar continuidade ao desenvolvimento da sua própria criatividade de forma autônoma, transformando-se em um profissional criativo e inovador, sem ter que se questionar: Eu, criativo?

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