Eletiva do Novo Ensino Médio, a Escolha Profissional é uma unidade curricular que aborda os cursos universitários, os vestibulares e atividades de autoconhecimento
Autoria: Adilma Secundo Alencar – Professora de Literatura e Projeto de Vida (Núcleo Básico) e das Eletivas Escolha Profissional e Clube de Leitura
O Ensino Médio é o ciclo final da Educação Básica. O ingresso nessa etapa traz consigo novas redes de amizade, horários, interesses… Dentro desse turbilhão de experiências, há uma inquietação sentida por todo jovem: a dúvida sobre qual curso superior escolher.
Mesmo que ninguém pergunte sobre o curso, a pergunta está ali, como uma “sombra” acompanhando todos os movimentos dos jovens. Para muitas famílias, a escolha pelo caminho do Ensino Superior significa a continuidade de um legado familiar; é quando ocorre uma certa “pressão” e a expectativa para que a (o) estudante faça sua escolha. Outras famílias deixam que o jovem tome uma decisão, e não tocam no assunto a fim de não o incomodar. De uma maneira explícita ou não, essa inquietação é uma realidade na vida das (dos) adolescentes.
Na Eletiva Escolha Profissional, do Novo Ensino Médio, nós abordamos temas relacionados ao processo de escolha de um curso. Pesquisas sobre cursos universitários, vestibulares e atividades que promovam o autoconhecimento são parte das nossas práticas.
Tivemos a alegria de receber a estudante Elóra, ex-aluna do Santa, que atualmente cursa Design Gráfico na Faculdade Belas Artes. Prática regular no curso Escolha Profissional, o bate-papo com estudantes universitários é um momento rico em aprendizado, pois todo o grupo fica à vontade para tirar dúvidas sobre seu processo de escolha.
Elóra conseguiu uma bolsa de estudos integral, até o final do curso universitário, fato que despertou interesse do grupo. Muitos deles fizeram perguntas relacionadas ao processo para obtenção de bolsa, sobre a entrevista socioeconômica, os critérios para manutenção do benefício etc.
A troca de informações entre as (os) jovens faz com que o processo de escolha seja menos angustiante, uma vez que os adolescentes compartilham de suas angústias e, ao contá-las, o sentimento individual é “coletivizado” e se torna mais leve.
Como nos contou a ex-aluna, as dúvidas são comuns, mas não precisam ser dores paralisantes. Uma dica importante apontada por ela é conhecer o processo seletivo da instituição na qual se deseja ingressar. Outro ponto colocado foi o quanto escrever bem torna o ingresso na faculdade uma tarefa mais fácil, pois para a maioria das instituições de Ensino Superior o texto escrito é fundamental.
Elóra compartilhou também com o grupo como organizou sua rotina de estudos para fazer os vestibulares. Para ela, é preciso preparar-se, não só nos momentos fora da escola, e sim durante cada aula, utilizando o tempo de modo inteligente e produtivo. Durante a terceira série do Ensino Médio os estudantes ficam no Colégio entre 07h10 e 17h35, por isso a universitária chama atenção para a necessidade de que esse tempo seja usado como preparação para os vestibulares desejados por cada um deles.
O fato de mais da metade dos estudantes não ter escolhido um curso universitário, deixa o grupo mais aberto para novas narrativas e possibilidades de caminhos diferentes do que eles haviam pensado anteriormente. Outro detalhe importante é que por reunirem estudantes das três séries, as unidades eletivas do Santa Maria tornam a dinâmica mais rica. As turmas da 1ª série, por exemplo, pouco à vontade no novo espaço físico, vão integrando-se ao grupo de maneira espontânea. Esta interação promovida em uma roda de conversa é um convite para que todas (os) as (os) estudantes estejam na mesma sintonia, o que possibilita a aprendizagem a partir da troca de experiências.