Eu Professor, Inserção Social

O que é a espiritualidade num colégio católico

Trio de professores de Ensino Religioso do Fundamental II reflete que a essência cristã permeia a educação do Santa Maria. São valores caros e sólidos que ajudam a humanizar e tornar o mundo mais justo

Autoria – Caio Leite, Jean Farias e Pedro Moisés

 “Abandonar nossas certezas para ver como o mundo se configura na visão de outra pessoa.” Esta pequena frase aparece no final do texto de Rubem Alves quando ele está discutindo o que é religião.

Decidimos começar nossa conversa resgatando este pequeno trecho do livro, pois carrega uma verdade profunda extremamente relevante: faço parte do todo e nunca estou sozinho porque a visão que o outro tem da realidade me ajuda a me aproximar dele.

Isso significa que estar em uma comunidade educativa católica não representa apenas formar conhecimentos capazes de nos levar a um aperfeiçoamento racional, técnico e acadêmico, é muito mais amplo: os valores cristãos estão internalizados na cultura e no seio da comunidade, bem como nos seus arredores.

A espiritualidade é um dos pilares fundamentais de todas as ações educativo-pastorais. Essa dimensão da nossa ação educacional conduz os alunos para uma experiência com o transcendente, por meio das inúmeras propostas que possibilitam oportunidades para a prática do amor, nas suas mais variadas formas.

Pensar e viver a espiritualidade também tem uma relação direta de como o ser humano se relaciona com seus pares, com quem precisa de cuidado, com a própria natureza e, não menos importante, consigo mesmo. São práticas integradas com o todo, pois seu sentido e significado favorecem o sentimento de pertencimento e revela que as partes são interdependentes entre si.

Seja plantar uma árvore como símbolo da conclusão de um ciclo com estudantes do 9º ano ou participar de projetos de ação social, fazemos questão de refletir coletivamente nossas ações e buscar um constante aperfeiçoamento de nossas vidas em sua integralidade.

Ademais, a espiritualidade é desenvolvida em respeito à pluralidade de expressões de fé, sabendo que nossos valores cristãos sustentam, orientam e dirigem nossas vidas.

Você também pode se interessar
Tags: , , , , ,

Posts similares

Menu