Há mais de três décadas, evento faz parte do calendário do CSM e, ao longo do tempo, vem acompanhando as tendências do mercado literário com interatividade, visita de escritores, ilustradores e exposições para lá de criativas; este ano, a temática do aniversário do Santa tornou a Feira ainda mais significativa
Autoria: Tauany Pazini – Bibliotecária
O Colégio Santa Maria vive um ano especial e comemorativo pelos seus 75 anos de existência, e a tradicional Feira de Livros, que chega à sua 36ª edição, não poderia ficar de fora dessa linda celebração!
Organizada pela Biblioteca, a Feira de Livros ocorreu durante a Semana Pe. Moreau e contou com a participação de três livrarias, autores e ilustradores, especialmente convidados para celebrar com a comunidade escolar esse rico evento de valorização da literatura.
Sob o tema “Pela lente do tempo contamos 75 anos de história”, uma grande câmera fotográfica foi instalada no centro do Ginásio de Esportes com a lente voltada para uma exposição de fotos que continha cenas antigas e atuais recriadas pelos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. As imagens lado a lado, mostrando as mudanças pelas quais o colégio passou, levaram os visitantes a uma viagem no tempo! “Nossa! Olhando essas fotos, essas roupas, lembrei da minha época de escola, que tempo bom!”, disse a avó de um aluno, que visitava o local.
Em uma contraposição do antigo com o contemporâneo, ao lado da câmera fotográfica foi colocado um totem da Sister Diane com um celular em mãos. Nossa diretora, que comemora 50 anos de sua chegada ao Brasil, é parte importante dessa história, por isso a homenagem a ela, como mostram as imagens abaixo.
Uma exposição de quadros inspirados nas aquarelas de Rubens Matuck, retratou a natureza presente no Santa Maria. As obras foram produzidas pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Durante a semana, as turmas visitaram a feira com seus professores e exploraram todas as livrarias, tendo a oportunidade de escolher literaturas que mais gostam e adequadas à sua faixa etária. Além de incentivar a leitura, o momento proporcionou a autonomia das crianças na hora de comprar os livros e ter de lidar com dinheiro e troco.
No último dia do evento, a Feira foi aberta às famílias e os alunos puderam compartilhar experiências literárias, escolher alguns livros e conversar com os autores convidados, alguns deles que também fazem parte da história do Colégio, como Luiz Carlos Sales (parceiro do CSM há mais de 15 anos e avô de ex-aluna), Izidoro Dubena (pai de ex-alunos), Fernando Couto de Magalhães (ex-aluno), e Nívea Salgado, escritora e mãe da aluna Catarina Salgado, do 7º ano.
Os ilustradores e quadrinistas Aparecido Fernandes Norberto (Cidão) e José Wilson Magalhães promoveram uma oficina de desenho em nanquim com os visitantes, que resultou em uma linda imagem de Basile Moreau, fundador da Congregação da Santa Cruz.
Mais uma vez a Feira de Livros cumpriu o propósito de promover cultura, entretenimento e proporcionar a participação de toda a comunidade escolar interagindo com o universo mágico da literatura!