Rodas de leitura são instrumentos potentes na jornada de alfabetização percorrida pelos alunos da série inicial do Fundamental.
Autoria: Roberta Osiro, professora do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Maria
A leitura é uma condição própria do ser humano que, assim como outros conhecimentos, a criança aprende na relação com o outro. Ler “[…] é atribuir significados e dar sentido, é um processo de interação entre o leitor e o autor” (RODRIGUES, 2015, p. 242).
Para tornar a relação com a leitura uma vivência potente, venho organizando rodas de leitura diárias para possibilitar aos alunos do 1º ano o contato com o universo leitor, apresentando diferentes gêneros textuais. A proposta teve início no período de acolhimento, com o intuito de conquistar a classe para um momento de atenção, escuta e apreciação.
O que lemos
O primeiro desafio foi selecionar títulos que atraíssem e os envolvessem intimamente, mesmo sem conhecer seus gostos e preferências. Pensando nas propostas de acolhimento, os títulos estavam ligados ao tema amizade. Com o tempo, foi possível ampliar as possibilidades de gêneros textuais trazendo assuntos engraçados e divertidos, de sensibilização sobre o cuidado com o outro, suspense e aventura.
Além de proporcionar o apreço em ouvir histórias, estes momentos estão carregados de intenção – envolvem a ampliação de vocabulário, conhecer a estrutura dos textos, pensar na sonorização das palavras e enriquecer o momento da alfabetização vivido pelas crianças dessa série.
Exemplo e inspiração
Mais do que ler uma história, a imagem do professor nesta leitura faz toda a diferença. Ao abrir um livro para um grupo de alunos, lançamos inúmeras possibilidades de aprendizagem, sejam elas acadêmicas ou do mundo da imaginação. Habilidades estas que tornam a aprendizagem ainda mais significativa e contribuem para a formação de leitores.
Hoje, as crianças aguardam ansiosamente o momento como ouvintes e já arriscam a leitura de textos conhecidos para alguns colegas da turma, assim como ensaiam a leitura das palavras que encontram nos diferentes ambientes do Colégio. É aprendizagem pelo exemplo da postura do professor e de encantamento pelo prazer que a leitura nos traz. É aprender letrando!