Jogos foram produzidos pelos próprios alunos para apoiar a reflexão sobre diversidade e identidade.
Autoria: Adriana Pistori, professora de Arte, e Victor Fiorotti, professor de Inglês, ambos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria
Tornar um aluno brincante, por meio de jogos intencionais e que perpassam as vivências e os percursos ao longo dos mais diversos componentes, constituiu-se um dos principais objetivos de ACT – Arte, Ciência e Tecnologia para o 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria no segundo bimestre deste ano.
Por ser parte do projeto da série, intitulado “Identidade e Diversidade”, o ponto de partida foi instigar a reflexão sobre o papel da diversidade e a constituição da identidade do adolescente nesse contexto. Assim, em vários componentes, coconstruímos debates em relação ao racismo estrutural e institucionalizado; à diversidade de gênero; ao preconceito linguístico e às mais diversas formas de existir em nossa sociedade.
Após serem repertoriados sobre o tema, os alunos fizeram um levantamento abrangendo os diversos assuntos que se relacionam com diversidade e elaboraram pesquisas para ampliar, diversificar e aprofundar os conhecimentos adquiridos. Depois, decidiram em grupos quais tópicos seriam interessantes envolver na construção dos jogos.
A criação dos jogos
Iniciou-se, então, o primeiro desafio: como relacionar conteúdos tão sensíveis por meio de jogos intencionais e que fossem capazes de gerar uma reflexão crítica com os outros alunos?
Também foi necessário refletir sobre o gênero textual “regras” e a importância de serem bem elaboradas, pois precisariam comunicar a intencionalidade e o como fazer. Por fim, os alunos testaram os jogos dos colegas para definir mudanças e ajustes necessários e, na última aula, todas as turmas do 8º ano foram convidadas a explorar os jogos produzidos, online e físicos, em diferentes plataformas digitais e tabuleiro.
Percebemos que o brincar é uma ferramenta potente, capaz de dar suporte ao projeto da série, de ampliar discussões e, consequentemente, o próprio processo de ensino e aprendizagem.