Além dos Muros da Escola, Educação em Pauta

Generosidade, respeito e amizade no dia a dia da escola

Turma do 2º ano do Ensino Fundamental aprende na prática o valor do respeito e da solidariedade, através de diversas ações coletivas; uma delas é a inserção social. Veja como isso acontece!

 

Autoria: Fatima Regina Fernandes Perazzoli – Professora do 2º ano do Ensino Fundamental

O ambiente escolar aqui no Colégio Santa Maria não é visto apenas como um lugar de aprendizado acadêmico. É um espaço coletivo de convivência e aprendizagem que contempla a diversidade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes. Essas habilidades se refletem em situações de interação das crianças entre si, com a natureza e o mundo que as cerca.

Nesta perspectiva, no 2º ano do Ensino Fundamental nós trabalhamos com os temas generosidade, respeito e amizade a partir de situações cotidianas, vivências inseridas no currículo escolar e do projeto de inserção social, realizado em parceria com o Projeto Sol.

Essas imagens são de uma visita que nossa turminha fez ao Projeto Sol, uma organização da sociedade civil que atua há 30 anos em prol de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade e risco social.

Ao abordar a generosidade e o respeito por meio de histórias, rodas de conversa, assembleias, jogos, brincadeiras e outras vivências coletivas, as crianças são incentivadas a compartilhar, a ajudar, ter empatia, ouvir e respeitar opiniões, sentimentos, necessidades e singularidades de cada um, promovendo relações saudáveis e um ambiente escolar acolhedor.

Como temos lembrado aqui no Portal Caleidoscópio, o tema “Fraternidade e amizade social”, proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano, também vem permeando o trabalho realizado no Santa.

Nossas primeiras conversas sobre o assunto trouxeram uma reflexão sobre “o que é amizade?”, que foi definida pelo 2º ano E, como:

 Um amor muito forte entre as pessoas.
Laços que nunca se soltam.
Ter amigos para ficar sempre juntos. Brincar, se divertir, dar risadas, desenhar e conversar.

Em nossas discussões, vivências e práticas do dia a dia com as crianças, enfatizamos as atitudes de cuidado, gentileza, solidariedade, diálogo e importância do trabalho em equipe, possibilitando a construção de laços de amizade e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para a vida em comunidade.

Você também pode se interessar