O que são esses grupos e de que forma as crianças aprendem com essa prática?
Autoria: Andrea Batista – Professora do 3º ano do Ensino Fundamental
As crianças do 3º ano são constantemente provocadas e incentivadas a serem ativas em seu processo de aprendizagem. Uma das estratégias utilizadas são os grupos cooperativos, que estimulam o protagonismo, o desenvolvimento da escuta atenta, a oralidade e, principalmente, a interação e a cooperação entre os pares.
Apontada como uma das marcas significativas do 3º ano, essa estratégia é colocada em prática em todas as Unidades Temáticas, da área de Ciências à Matemática. A postura ativa possibilita o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunas e alunos, como a comunicação, a colaboração e a criatividade, uma vez que para o trabalho cooperativo ser efetivo é importante que as crianças coloquem em ação as habilidades sociais. A resolução de conflitos é uma delas. Para esse resultado, as professoras antecipam algumas ações, ajudando-os a trabalhar em grupo.
Em sala de aula, cada estudante assume um papel particular, seja o de ajudante do dia ou de orador do grupo, compartilhando as aprendizagens construídas. Inicialmente, as professoras assumem o papel de coordenar e de apresentar essa nova organização às crianças, visando à sistematização do processo.
Dessa maneira, com essa estratégia de condução e de organização de sala, as professoras atuam como mediadoras na aquisição de aprendizagens de caráter pedagógico e socioemocional.
Uma das atividades realizadas no primeiro semestre, que possibilitou a aplicação dos aprendizados relacionados à cooperação e escuta atenta, foi a exploração sobre algumas etnias indígenas. Na área de Ciências Humanas, o objeto de estudo era a cultura indígena e a sua importância para a formação da identidade do povo paulista.
Cada grupo ficou responsável por um aspecto de uma etnia, como a alimentação, a língua, os rituais e a habitação. A partir disso, pesquisaram e ampliaram seus conhecimentos utilizando recursos tecnológicos, como Chromebookse tablets. Nessa etapa, cada um assumiu um papel significativo no desenvolvimento do trabalho e, juntos, criaram um cartaz com suas descobertas.
Por fim, os grupos apresentaram e compartilharam suas aprendizagens com toda turma. Eles demonstraram como o trabalho cooperativo é fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, em que a (o) estudante assume um papel protagonista em seu processo de aprendizagem, tendo o seu ritmo e particularidades respeitadas.
Entretanto, esse foi apenas um exemplo de atividade dentre várias que foram trabalhadas e que estão ativas neste início do 2º semestre. Muitas aprendizagens e conquistas ainda virão!
Grupos cooperativos – Trabalho sobre as etnias indígenas.