Incentivo à Leitura

Os projetos e suas interfaces

Rodas de leitura são o ponto de partida para atividades que geram integração entre alunos de diferentes segmentos, troca de saberes e inúmeros aprendizados.

Autoria: Luciana Diniz, professora do 2º ano do Ensino Fundamental, e Fernanda Lugatto, professora do Pré da Educação Infantil do Colégio Santa Maria

Como parte do Projeto Literário do 2º ano, professoras, auxiliares e coordenadora realizam semanalmente sessões de leitura, atividade que consiste na seleção e produção de resenhas de livros que, em seguida, são apresentados aos estudantes. Eles, então, se inscrevem no grupo que desejam participar.

As rodas de leitura acontecem simultaneamente, em diferentes espaços do Colégio, sempre ao ar livre: jardins, varandas, quadras e parques, reunindo crianças das diferentes turmas, de acordo com o interesse na história que será lida. Existe inclusive um título em Inglês, “The Enormous Turnip”, conto familiar a elas (O Nabo Gigante). Depois, quando retornam às salas, alunas e alunos discutem, comentam e indicam as diferentes obras aos colegas.

Dessas experiências com a literatura, surgiu a ideia de preparar e apresentar uma peça de teatro aos alunos da Educação Infantil na Semana da Criança. Assim, com olhares brilhantes e curiosos, ouvidos atentos e muita disposição, juntos celebraram de uma maneira muito divertida e com muitos aprendizados.

E teve mais…

A partir dessa apresentação, a turma do 2º ano foi convidada pelo Pré a participar da oficina indígena “O corpo como tela para pintura”. Começamos com a preparação de tintas naturais e, de forma lúdica, as crianças puderam pintar o corpo e observar a pintura dos colegas sempre com um olhar atento, investigativo e cheio de significados.

De início estavam mais tímidos, dizendo que não iriam se pintar, mas logo foram descobrindo o prazer de sentir a tinta na pele, de produzir marcas, de descobrir cores. Observavam-se no espelho e sorriam. Tudo isso, em meio à linda paisagem do bosque. Um encontro com o próprio corpo e com a natureza que habita em nós.

As crianças do 2º ano compartilharam com o Pré conhecimentos a respeito dos indígenas. A partir do questionamento “Os indígenas são cientistas da natureza?”, vivenciaram uma boa discussão. Interessante observar o avanço na oralidade e o repertório de conhecimentos que demonstram.

E assim avaliamos que o aprendizado precisa ser cada vez mais significativo e que a troca de experiências entre as turmas deve estar sempre presente no dia a dia da escola.

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares

Menu