Na Educação Infantil, as aulas de Inglês são planejadas para que não se limitem ao ensino de palavras isoladas, mas priorizem a contextualização e o alinhamento com os demais campos de experiências.
Autoria: Vanessa Cruz Ferreira, professora de Inglês da Educação Infantil do Colégio Santa Maria
Ensinar Inglês na primeira infância passa por oferecer experiências diferenciadas, que possibilitem desdobramentos de atividades contextualizadas, de modo que a criança tenha tempo para vivenciar o convite, se encantar e se envolver a cada proposta e, a partir das experiências, consolidar aprendizagens. E a nós, cabe tecer e planejar os próximos passos baseados na escuta atenta e no respeito à curiosidade despertada pelos pequenos estudantes.
Um dos exemplos do que praticamos na Educação Infantil do Colégio Santa Maria é o projeto The Carnival of the Animals, do compositor Camille Saint-Saëns, um musical riquíssimo em detalhes, composição e animais. A partir dele, abordamos sua bibliografia, as imagens e histórias, trabalhamos com fantoches, com a exploração do espaço natural e caça ao tesouro. É inclusive uma ótima oportunidade para tocar na questão da preservação da natureza e conscientização sobre nossa responsabilidade ecológica, aproveitando o rico espaço natural que a Escola possui.
Notamos uma intimidade com a língua, as crianças falam o que desejam, são curiosas, gostam de arriscar, não têm vergonha de se expor. E desbravam com encantamento, embarcam em aventuras repletas de imaginação.
Team work
É um trabalho com intencionalidade, com proposta alicerçada no currículo da Educação Infantil e alinhada às pesquisas e aos projetos que as turmas desenvolvem. As professoras polivalentes abraçaram a parceria, participam da construção dos percursos e, assim, colaboram com a construção de uma comunidade de aprendizagem que cuida de revisitar práticas e reelaborar percursos.
É essa visão que possibilita a expansão e o movimento da proposta com o Inglês vivo, presente nas situações cotidianas, nas brincadeiras, nas saudações, nas perguntas feitas pelas crianças, nas atividades realizadas por elas, reforçando e estimulando o uso da língua.