Aprender Inglês desde pequenas de uma forma contextualizada e viva, faz com que as crianças absorvam o idioma mais facilmente
Autoria: Karina Rodrigues – professora do Jardim I
A palavra lúdica tem origem na língua latina ludus, que significa jogo, divertimento. E é com divertimento, prazer e alegria que nós, professoras polivalentes do Colégio Santa Maria, damos continuidade em nossa jornada com as crianças do Infantil ao Pré (2 a 5 anos), ao trabalho com a língua inglesa.
Com a parceria da professora especialista, “teacher” Vanessa, temos como meta a vivência de experiências que possibilitam a prática do idioma envolvendo seis habilidades, conforme o quadro abaixo.
O currículo de Inglês na Educação Infantil do CSM é desenvolvido em aulas semanais de cinco tempos, três deles com a professora da sala regular onde as crianças fazem uso da língua adicional enquanto brincam, cantam, teatralizam, leem simbolicamente ou jogam games… Crianças que vivem a experiência de maneira natural e prazerosa, para maior fluência e um “relacionamento positivo” com o idioma, além do acesso a outras culturas.
Propostas como culinária, contagem das crianças na roda, produção de jogos relacionados à pesquisa do grupo, teatralização de histórias, brincadeiras ou alguns comandos do dia a dia, tais como “let´s go to the park”, são exemplos de situações que priorizamos.
Assim, as atividades envolvem planejamento, contexto e interação. Preservamos o que é esperado para a infância, e as crianças são convidadas a fazerem o uso da língua de forma consciente, coerente e crítica; diversificamos possibilidades para aprofundar o conhecimento e a investigação de temáticas a partir da exploração dos espaços de criação e de intervenção, despertando a curiosidade e a criatividade. E dessa maneira, com ludicidade e foco na aprendizagem, o Inglês lúdico está presente em todas as nossas ações!