O que significa o termo Inserção Social? A Professora Tathiane Souza, da turma Multietária, traz um panorama deste trabalho feito no Santa Maria desde as turmas menores, onde o contato com crianças de outras realidades desenvolve uma série de habilidades em sua formação
Autoria: Tathiane Souza – Professora da turma Multietária
Inserção Social é um conceito amplo que aborda a inclusão de pessoas em vários aspectos da vida social, como educação, emprego, cultura, esportes, lazer e interações cotidianas. Envolve o reconhecimento dos direitos e dignidade de todos os indivíduos, independentemente de suas diferenças, e busca eliminar barreiras que possam dificultar a participação na sociedade.
Trabalhar a inserção social na Educação Infantil é um aspecto importante para o desenvolvimento integral das crianças. Promove a interação e a integração em um contexto social diferente dos que elas estão acostumadas, proporcionando experiências que incentivem habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais na primeira infância.
Quais são essas habilidades?
A comunicação, a cooperação, a empatia e a resolução de conflitos auxiliam na construção das relações saudáveis ao longo da vida, além de proporcionar novos desafios e aprendizagens!
Quando proporcionamos às crianças esse trabalho, também ofertamos a oportunidade de semear valores fundamentais, como o cuidado com o próximo, a empatia e o olhar acolhedor. Acreditamos que a inserção social é um pilar essencial nessa jornada educacional, pois ela não apenas enriquece o desenvolvimento das crianças, mas também forma cidadãos responsáveis e compassivos. As crianças aprendem a valorizar a diversidade e a compreender as experiências e emoções dos seus pares. Ao envolvê-las nessa realidade, estamos construindo uma base sólida para a formação de indivíduos que se importam com o bem-estar do próximo, e encorajando cada criança a acolher e respeitar as diferenças.
Experiência com a turma Multietária
A turma Multietária e toda a Educação Infantil do Colégio Santa Maria desfrutaram de uma experiência incrível!! As crianças vivenciaram um encontro significativo e cheio afeto com meninas e meninos do CEI-Criação (Centro de Educação Infantil) e do CEI Aquarela, em um dia maravilhoso. Transbordando cuidado, alegria e orgulho em compartilhar espaços e brincadeiras, receberam e conheceram colegas, convidaram para brincar nos parques do Colégio e compartilharam lanche coletivo que levaram para o “piquenique afetivo”. Antes do lanche, como de hábito, fizemos uma oração agradecendo pelos alimentos e a oportunidade de estarmos juntos naquela ocasião.
Enfim, a Inserção Social na primeira infância é uma ação que desempenha um papel vital na construção de valores e na preservação da simplicidade das crianças. Ela promove a socialização, a construção da empatia e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
Esse trabalho permeia corações generosos e agentes transformadores com a missão de compartilhar amor e cuidado, carregando consigo a esperança de um mundo mais fraterno e solidário.
Assim, para as pessoas que ainda não tiveram uma experiência como esta, deixamos aqui, um convite especial! Vamos ser voluntários? Compartilhar o que temos de melhor com nossos irmãos e irmãs, zelando dessa forma por um mundo mais justo e humanitário?