Inserção Social

Ano novo, vida nova!

Com a volta às aulas presenciais, alunos inscritos no voluntariado retomam encontros e organizam projetos.

Autoria: Pedro Moisés, professor de Ensino Religioso do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Maria

Ano novo, vida nova! Quem nunca escutou algo parecido com isso ao longo da vida? Independentemente do quanto você tenha vivido, nunca, como agora, tal expressão teve tanto significado. Em 2022, ganhamos uma nova oportunidade para recomeçar, ainda que cercados pelo espectro cada vez mais translúcido da pandemia e dos seus efeitos.

Assim, atento aos novos tempos e fiel ao seu ideário permeado pela esperança, o Colégio Santa Maria reiniciou os encontros reflexivos voltados para a Inserção Social (Voluntariado). Sem abdicar dos cuidados em relação ao combate à pandemia, claro.

Alunos e professores responsáveis por essa frente de atuação têm se reunido semanalmente. Participam do voluntariado grupos de alunos (alguns deles compostos por diferentes séries e idades), que atuam em sentido de construírem, de forma colaborativa, um novo projeto de Inserção Social. Um projeto capaz de despertar a sensibilidade de todos os envolvidos, para questões relacionadas com justiça e igualdade social.

Ainda não é certo quando poderemos retomar as visitas às instituições, processo que nos é muito caro e fortalece o projeto em sua gênese. É fundamental contar com o engajamento e compromisso das instituições para desenvolver o projeto do voluntariado. Elas são pilares que contribuem para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna.

Assim, neste momento, a cada novo encontro semanal, nos alimentamos da expectativa de que logo voltaremos a sentir o calor da amizade que sempre caracterizou nossas atividades voluntárias. E seguimos nossas reflexões e ações, preparando o caminho da ação voluntária para além dos muros da escola…

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares