Inserção Social

Ser e pertencer: tempos que nos unem

Turmas do 4º ano compreendem fundamentação do prédio em que estudam e realizam homenagem artística

 Autoria: Gabriela Bocuto, professora do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria

Desenvolver o sentimento de pertencimento é uma das premissas do Colégio Santa Maria, que auxilia seus alunos no processo de escolarização e na compreensão do papel de estudante no ambiente escolar, legitimando suas identidades em diferentes contextos de convivência.

Seguindo essa premissa, nas aulas de Ensino Religioso, o 4º ano do Ensino Fundamental retomou a história do Prédio São José, que completa 20 anos de existência. Viajamos no tempo, e os estudantes compreenderam a importância deste espaço, projetado para atender a faixa etária em que se encontram e para dar identidade a esses sujeitos históricos, que deixam diariamente suas marcas enquanto estudam, convivem e evoluem.

No momento em que os alunos refletiram sobre a história da edificação, compreenderam que tudo tem um porquê: a pérgola que centraliza os caminhos e encontros, as rampas que os levam às salas de aula e depois são percursos de volta para casa, a fonte de São José logo na entrada, protegendo nosso bem maior: aprender para a vida.

Conhecer e reconhecer

Ao retomar a história de São José, escolhido por Deus como defensor da Sagrada Família e que esteve ao lado de Maria, contribuindo para a educação e proteção do menino Jesus, nossos alunos entenderam a escolha do nome do prédio. Assim como São José contribuiu para a educação de Jesus, estamos em um ambiente que propicia que a formação aconteça em todas as suas esferas, com toda a proteção.

Os alunos realizaram ainda um gesto concreto: em parceria com Artes, produziram lírios com papel dobradura, os mesmos que estão nas mãos de São José. Como forma de homenagem à escola, ao espaço e à oportunidade de estudarem neste local, fizeram uma instalação artística nos jardins em volta da pérgola, onde cada pétala da flor trouxe os sentimentos e agradecimentos dos estudantes.

O sentimento de pertencimento colaborou para que esse espaço ficasse ainda mais florido de beleza e emoções, afinal, somos parte de uma história, de uma memória, de um lugar, de um tempo!

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares