Dos jardins do Colégio para os cacaueiros da Bahia! Natureza que encanta, instiga e possibilita a construção de novos conhecimentos.
Autoria: Fatima Perazzolli, professora do 2º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Maria.
A partir do estudo sobre seres vivos, iniciamos uma pesquisa sobre os ambientes que fazem parte do nosso cotidiano, entre eles, os jardins e o bosque do Colégio. Ambientes estes que convidam e instigam a curiosidade de nossos alunos que diariamente se deparam com uma diversidade de árvores, flores, folhas, galhos, sementes e pequenos animais.
Este contato com a natureza é importante para o desenvolvimento da postura investigativa e inúmeras habilidades, mas principalmente para a construção de uma visão de pertencimento e cuidado com o meio ambiente, nossa casa comum.
Neste sentido, diferentes vivências foram planejadas: trilhas e estudos de campo pelo bosque e jardins, observação de elementos naturais coletados nestes e em outros ambientes, conversas com os jardineiros do Colégio, plantio de mudas e sementes, experimentos, leitura de imagens e textos informativos. O objetivo era criar contextos investigativos em que as crianças pudessem interagir com os ambientes naturais e identificar, por exemplo, as principais partes de uma planta, a função desempenhada por cada uma delas e estabelecer relações entre o ambiente, as plantas e os demais seres vivos.
Novas descobertas
Instigados pelas propostas, uma das turmas iniciou uma observação e pesquisa diária de diferentes elementos como folhas, sementes e flores encontradas nos momentos de recreio e deslocamentos do grupo. Cada detalhe – forma, textura, tamanho, cores – aguçava a curiosidade das crianças. Logo, a pesquisa ultrapassou os muros da escola. Durante viagens, passeios e momentos de interação com a natureza em outros ambientes como parques, praças e casa de familiares, olhares atentos encontravam oportunidades para investigar, explorar e conhecer ampliando o estudo iniciado na escola.
Assim fomos presenteados com sementes de Biri-Biri – fruta exótica cujo sabor lembra um limão – fotos dos lugares visitados, relatos, registros e alguns exemplares de cacau que enriqueceram nossos estudos e nos possibilitaram traçar novas rotas para o projeto investigativo da turma.
Na busca por novos conhecimentos, neste momento o grupo está empenhado em conhecer um pouco mais sobre o cacaueiro e produzir seu próprio chocolate a partir das sementes de cacau. Para tanto, é preciso entender como este processo se dá e, desta forma, voltamos nossos olhares para cada etapa a ser seguida: coleta do cacau, fermentação, secagem e torra das sementes e por fim, a preparação do chocolate. Em sala, iniciamos o processo com a observação do fruto, extração da polpa e seu preparo para as etapas seguintes. As crianças estão acompanhando as transformações ocorridas, observando atentamente mudanças em relação à textura, aroma e a coloração das sementes.
Enquanto aguardamos o momento de produzirmos o nosso chocolate, seguimos pesquisando; descobrimos o Jupará, animal importante para o plantio e multiplicação dos cacaueiros, despertando a curiosidade de todos e novas aprendizagens.