Atividade interdisciplinar tem como ponto de partida um livro que aborda a vida no Brasil antes da sua colonização e chega a uma competição coletiva com jogos indígenas.
Autoria: Arthur Consiglio Campelo, professor de Educação Física do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria
Como abertura do projeto de Literatura, as turmas do 6º ano do Santa Maria leram a obra O Karaíba, de Daniel Munduruku. Para aprofundar o processo de leitura e estudo, realizamos uma semana de vivências com jogos tradicionais indígenas.
Durante as três aulas da Semana de Educação Física, todas as salas da série foram divididas em quatro grupos que representaram povos, previamente estudados e pesquisados nos componentes de Língua Portuguesa, História e Geografia.
Baseando a escolha das vivências na competição dos Jogos Mundiais Indígenas, as turmas puderam explorar atividades mais conhecidas, como peteca e cabo de guerra, além de um esporte novo, a corrida de tora.
Adaptação com significado
A corrida de tora é uma competição cooperativa em que o grupo deve trabalhar em equipe para levar um tronco de árvore. Para os jogos nas aulas do Santa Maria, as turmas construíram uma peça com materiais como colchonetes e cordas.
A cada aula, os grupos marcavam pontos para sua etnia para chegarmos à classificação final. As vivências foram de grande valia, principalmente para contribuir com o desenvolvimento do trabalho coletivo e a integração com os outros componentes, aumentando a motivação e o conhecimento relacionado aos povos indígenas.