Ensino Médio, Língua Inglesa

TIP – Talks for International Purposes

Ex-alunos do Santa Maria conversam sobre suas experiências internacionais com estudantes prestes a concluir o Ensino Médio.

Autoria: Mary Carmen Monreal, professora de Inglês Ensino Médio do Colégio Santa Maria

Com as fronteiras sociais, culturais e educacionais mais flexíveis e abertas, os alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Maria têm demonstrado forte interesse em concluir ou complementar estudos fora do país. Na esteira desse movimento, surgem pedidos de elaboração ou orientação de cartas de recomendação e cadastro para cursos em outros países, assim como questões não só relacionadas ao processo de inscrição, mas também ao dia a dia, à convivência e aos desafios enfrentados quando se opta por viver em outro país.

Para atender essa demanda, surgiu a ideia de realizar um evento nos mesmos moldes do DICA – Diálogos e Carreiras, que tem como objetivo ajudar os estudantes na escolha profissional por meio do encontro entre as turmas da 3ª série do Ensino Médio e ex-alunos. Já na sua sétima edição, o projeto permite aos formandos ouvirem sobre experiências, conflitos, sucessos e fracassos, conhecerem o universo de diferentes carreiras e esclarecerem dúvidas.

Dicas em inglês

Assim, em 2021 nasceu o 1st TIP (Talks for International Purposes), que aconteceu em junho, totalmente online, e teve a participação de seis ex-alunos do Santa Maria: Bárbara Crawford (Inglaterra), Bruna Vilallon (Texas/US), Marina Mól Dublin e Nicole Londero (Alemanha), Yuri Benelli (Inglaterra) e Vitor Silva (Texas/US), que vivem ou viveram em outros países.

A abertura do encontro foi feita por Sister Diane, que agradeceu a participação dos ex-alunos e ressaltou a importância de trilhar caminhos em busca de ser um cidadão do mundo. O encontro aconteceu durante as aulas de Inglês com alunos do C1 – Teacher Mary e foi inteiramente nesse idioma, demonstrando mais uma vez o excelente nível dos nossos alunos do Ensino Médio.

A intenção é, nos próximos anos, reunir um número ainda maior de pessoas que tenham interesse em trocar tips, promovendo uma sociedade cada vez mais globalizada e buscando, através das trocas culturais, estimular uma convivência mais respeitosa e solidária.

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares