Língua Inglesa

What’s up?

Evento dedicado à aplicação de Inglês empolgou turmas do Ensino Fundamental e “English Week” foi estendida para duas semanas.

Autoria: Bianca Caramori Duarte e Olga Regina Guedes de Sousa Santos, professoras de Inglês do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria

Desde o início da infância, as crianças são encorajadas a explorar o ambiente em que vivem e a expressarem seu entendimento de diversas maneiras, seja pela comunicação oral, pelo movimento do corpo, pela representação por meio de desenhos, pinturas, esculturas e músicas, entre outras. Assim acontece também com o estudo de uma segunda língua: procuramos ao máximo ampliar as diversas oportunidades de aprendizado para além de livros e cadernos.

Com esse propósito, realizamos a “English Week” com as turmas do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria, evento que contagiou professores polivalentes e especialistas (Arte, Educação Física e Música).

Fun and efficient

Os alunos puderam experienciar algumas brincadeiras, tais como apresentações de “Tongue twister” para outras séries; “Show and tell” de coleções; “Mr. Crocodile, can we cross the river?”; “Mr. Wolf, what time is it?”; “Simon says” e “Rock, paper, scissors”. Uma forma dinâmica, divertida e consistente para ampliar o universo cultural dos participantes e consolidar as aprendizagens do idioma.

As quatro habilidades de desenvolvimento da língua inglesa – listening, speaking, reading e writing – foram contempladas ao longo das atividades, incentivando a vontade dos alunos colocarem em prática o que aprenderam. Notamos isso até mesmo durante o recreio, nos cumprimentos no corredor ou no momento de uma oração.

Como o próprio nome diz, a ideia inicial da “English Week” seria de uma semana, mas acabou se estendendo por duas e o desejo é que continue acontecendo nos diversos espaços da Escola, assim como nos lares de nossos alunos.

It worked!

Foi extremamente gratificante ouvir dos alunos que adoraram as atividades, que até as ensinaram para pais, irmãos e primos. O transbordamento da sala de aula para o cotidiano dos alunos é enriquecedor, por isso agradecemos a parceria das famílias ao dedicarem um pouquinho do seu tempo e dar esta oportunidade de troca com as crianças.

Foram muitos momentos divertidos e cheios de significado, como mostram alguns dos depoimentos dos alunos: “Teacher, interessante, pois aprendemos inglês de uma forma divertida”, declarou Luana Saito Carneiro Martins, do 3º E. Já Alice Cafaro Caon, da mesma turma, ressaltou a experiência de fazer uma apresentação: “Foi desafiador ir ao 4o ano falar o Tongue Twister”. E a aluna do 5º G, Rafaela Renda, aproveitou para ressaltar seus novos aprendizados: “I played rock paper scissors with my mother!✂️📄”.

Você também pode se interessar
Tags: , , ,

Posts similares

Menu