Linguagens

Alunos do 4º ano traçam perfil de si mesmos

As produções, resultado de um trabalho que envolveu Arte, Língua Portuguesa, Ensino Religioso e História, foram apresentadas numa emocionante reunião de pais!

Autoria: Renata Ferrari, Rosana M. Daher – Professoras do 4º ano, e Danilo G. Anzai – Professor de Artes

Cabeças fervilhando com uma pergunta que guiou a aula: “O que habita em mim?”
É muita coisa para alguém no alto dos seus quase 9 anos de idade compreender a pergunta, mas o suficiente para mostrar quem são os alunos do 4º ano.

Este foi o desafio oferecido para a série, na busca de se apresentarem para os colegas de turma, afinal de contas, saber que o meu (minha) amigo (amiga) gosta de futebol ou de uma princesa, por exemplo, é muito pouco para a importância que ele pode imprimir na vida de alguém.

Conversa daqui, conversa dali… os alunos começaram a perceber que as fichas e as suas colunas em temas apresentavam as mesmas observações de si. As alegrias, os sonhos, as preferências, os passatempos, os medos… tudo o que morava dentro de um, poderia morar dentro de outro.

Ao trocarem as suas impressões de si, puderam concluir que são únicos e o que acontece na vida deles pode ser apenas parecido com a vida do outro, nunca o mesmo. Que bom é ser particular, não é mesmo?!

Lá foram eles para a próxima etapa, agora artística e simbólica. Foi preciso materializar a roda de conversa…marcaram os seus perfis numa folha maior que o comum para registrarem o que neles habita. Papel, luz, sombra e contorno… todos presentes e “em forma”. Logo ali, a ficha que recebeu palavras foi transformada em desenhos em perfil aquarelado.

A sombra do perfil de cada criança foi projetada em uma folha desenhada. Em seguida, levando em consideração um breve estudo sobre cores quentes, frias e suas impressões, meninas e meninos preencheram o perfil com aquarela, desenhos, palavras e muitos sentimentos. Uma expressão de pura Arte!

Mas, e se eles não fossem apreciados como esperavam? Fácil resolver! O desenho em símbolos se transformou novamente, agora em escrita: um texto que contasse quem eram.

Bem sabemos que um texto deve circular por aí! Era preciso espalhar o que habitava dentro dos alunos do 4º ano… E lá foram as suas palavras, os seus símbolos, a sua definição própria para as pessoas que mais os amam – FAMÍLIA, com endereço certo!

Vivemos uma reunião de pais emocionante! Revelações, certezas e brincadeiras: palavras lidas com os olhos do amor incondicional de quem aceita o que somos, porque somos parte deles.

Você também pode se interessar