Língua Inglesa, Linguagens, Metodologias Ativas

Experiência interdisciplinar = aprendizagens significativas

A atividade artística gera possibilidades de expressão, percepção e imaginação, e foi ponto de partida para atividades envolvendo muitas aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades.

Autoria: Edevânia de Souza Rego, professora de Arte, e Edith Sonagere Nakao, professora do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria

Com rolinhos de papel sulfite e materiais recicláveis, os alunos do 3º ano do Fundamental do Colégio Santa Maria vivenciaram as etapas em um trabalho artístico e, de forma lúdica, construíram um personagem, com foco nas articulações, posições e movimentos da figura humana. Algumas habilidades importantes para o desenvolvimento da produção artística foram estimuladas: elaborar, construir, criar, estruturar e concluir.

Essa vivência favorece um olhar mais atento para os detalhes do desenho da figura humana e, consequentemente, a ampliação do repertório para a produção das imagens, bem como para a criação de aventuras envolvendo os personagens: Qual é o seu nome? Que poderes tem? De onde vem? Como poderá ajudar a solucionar problemas da nossa cidade?

A partir da elaboração da identidade do personagem, integrado com a área de Língua Portuguesa, a aventura escrita se desenvolverá, agora com o olhar voltado para os elementos estruturais do texto, coesão e coerência. No processo de revisão, a reflexão sobre a ortografia também será abordada.

Com o objetivo de ampliar o trabalho interdisciplinar, o “Projeto Lovely Day”, envolvendo as áreas de Música, Arte e Inglês, vai trabalhar com abordagens como: ser gentil, dizer uma palavra de acolhimento, ser prestativo e respeitoso, ser agradável com as pessoas e distribuir gentilezas. Elas estarão em música cantada em Inglês e cartazes com técnicas artísticas. Em Inglês serão trabalhadas as quatro habilidades: ouvir (Listening), falar (Speaking), ler (Reading) e escrever (Writing). Os cartazes serão afixados no Prédio São José, relembrando que a gentileza e o acolhimento tornam os locais de convivência mais harmônicos e felizes.

Experiências interdisciplinares a serviço do desenvolvimento das habilidades e de tornar o aprendizado cada vez mais significativo: ampliação constante do olhar para si e para o outro como forma de buscar o bem comum!

Você também pode se interessar
Tags: , , ,

Posts similares

Menu