Linguagens, Metodologias Ativas

Nas ondas do rádio

Alunos do 2º ano estudam os meios de comunicação e se surpreendem com a história do rádio. Projeto foi para além da teoria e chegou à produção de um conto sonorizado e de programas transmitidos ao vivo.

Autoria: Adriana Francato, professora de Música do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria.

As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria estudaram os meios de comunicação, projeto desencadeado por Ciências Humanas e Língua Portuguesa. Entre os temas abordados, estava o tão antigo e tão atual rádio, que despertou atenção e curiosidade.

Diversos formatos, tamanhos, modelos, seguidos de muitos comentários diante da explicação da professora: “Mas, professora, o rádio era tão grande assim?”; “É verdade que as pessoas se reuniam em volta do rádio?”; “Não existia a televisão?”.

A aprendizagem foi expressa de maneira criativa pelos alunos….


Beatriz (2º ano E)


Manuela R. (2º ano D)


Matheus (2º ano F)

E chegou a vez de Música se integrar ao projeto interdisciplinar. Nas aulas, após conhecerem um pouco sobre a história e a evolução do rádio ao longo do tempo, os alunos produziram a sonorização de um conto que foi transmitido num “programa de rádio” especialmente criado para o projeto. Além da história, houve a elaboração e a realização de diferentes programas e a transmissão ao vivo para as crianças de todas as turmas.

Acompanhe uma amostra dessa programação diversificada.

 

A voz dos alunos

“Eu gostei muito da história do conto sonorizado. Eu usei vários objetos para fazer barulhos, eu usei a minha gargalhada para fazer a gargalhada da bruxa, eu abri a pia para fazer o som da cachoeira, eu bati na mesa para fazer o barulho dos carneirinhos andando…” – Ana Júlia (2º B)

“Eu adorei fazer o conto sonorizado porque eu me diverti muito fazendo os sons e a história ficou mais emocionante!” – Rafael Bastos (2º B).

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares

Menu