Linguagens

Turmas do 2º ano produzem audiobooks sobre conto João e Maria

Projeto envolveu várias etapas, como estudos sobre composição musical e a história do rádio, e culminou na produção de audiobooks que resgataram as memoráveis radionovelas brasileiras.

Autoria: Adriana Francato, professora de Música do 2º e 4º ano do Ensino Fundamental

Tudo começou com o estudo da biografia do compositor João de Barro, o famoso Braguinha (1907 – 2006), cuja obra inclui marchinhas carnavalescas, sambas-canção, músicas temáticas para Festa Junina e trilhas sonoras para histórias infantis, inclusive encomendadas por Walt Disney. Muitas delas estão na coleção Disquinho, bastante difundida entre as crianças da época.

Escolhemos “A Festa no Céu” para estudar a história do rádio, os programas mais famosos da chamada Era de Ouro (décadas de 1930 e 1940), as radionovelas e as sonorizações dos programas e das propagandas vinculadas por este meio de comunicação. Depois voltamos nossa atenção para a trilha sonora criada por Braguinha para o conto, onde distinguimos elementos musicais, como sons agudos e graves, diferenças de andamentos, movimentos melódicos, além de enfatizarmos os sons incidentais presentes na gravação da coleção Disquinho. Todos esses elementos foram trabalhados por meio de brincadeiras e jogos envolvendo movimento, canto, objetos e brinquedos.

Enfim chegamos à leitura e estudo do conto “João e Maria”, dos Irmãos Grimm. Os alunos ficaram bastante empolgados e torciam para que os irmãos João e Maria conseguissem fugir da bruxa má e voltassem para casa, na companhia do pai. A etapa seguinte envolveu pesquisa sonora, experimentação e criação de sons usando objetos, brinquedos, sons corporais e vocais presentes na casa de cada aluno a fim de elaborarmos, inicialmente, uma sonorização coletiva de partes do conto e, posteriormente, uma sonorização e leitura individual do mesmo.

Eles trouxeram elementos muito interessantes para compor a trilha sonora da história: sons que representavam o vento, os pássaros, a natureza, o lenhador cortando lenha, os passos de João e Maria, as pedrinhas sendo jogadas no chão, a risada da bruxa, entre muitos outros. Decidimos então gravar esse conto com a leitura, interpretação e sonorização individual de cada aluno e geramos audiobooks, relembrando as radionovelas que tínhamos abordado no início dessa grande viagem pelo conhecimento. Seguem links de algumas dessas gravações…

Este projeto envolveu os componentes de Música, Ciências Humanas e Língua Portuguesa e foi desenvolvido durante a pandemia, em 2020.

Você também pode se interessar
Tags: , ,

Posts similares

Menu