Veja como as turmas do 1º ano estão aprendendo a se relacionar com esses três elementos, aparentemente tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão complementares!
Autoria: Rita Lázaro – professora do 1º ano do Ensino Fundamental
Você coleciona algo?
Quem nunca teve uma coleção?
Seja na infância ou na fase adulta, muitos de nós já tivemos algum tipo de coleção, em maior ou menor quantidade. O ato de colecionar depende de diferentes motivações.
Aqui no 1º ano do Santa Maria, estamos colecionando tampinhas de plástico. Os alunos separam as unidades na hora do lanche, trazem de casa, do condomínio e também recebem doações dos próprios familiares. Por esse motivo, nossa coleção cresce cada dia mais…
A partir desta proposta, as crianças estão vivenciando de forma lúdica as diferentes competências, eixos e habilidades de Matemática.
Conforme as tampinhas foram chegando, iniciamos o trabalho de “estimativa” para pensar sobre as quantidades, passamos para as classificações segundo o critério da cor e, então, começamos a contagem.
Durante os exercícios propostos, as crianças também aprendem a organizar a contagem e a estabelecer a *correspondência biunívoca (base fundamental). Nesta fase do trabalho, eles estão aprendendo a agrupar e contar de 10 em 10, percebendo que existem outras formas de ordenamentos de contagem além da regularidade de um em um.
Para além da riqueza do trabalho no componente de matemática, as crianças ainda estão aprendendo a reutilizar os materiais que iriam para o lixo, explorando suas propriedades e dando um destino que leva à aquisição de novos conhecimentos, contribuindo ainda para a prática de ações sustentáveis desde a infância.
Mas o que fazer depois com tantas tampinhas?
O destino é certo e também um exercício concreto de solidariedade, pois as tampinhas serão encaminhadas para duas instituições: “Tampinhas que curam” e Ecopatas”. Motivo mais do que especial e que justifica todo o empenho do grupo. Com propósito e objetivos definidos, tiveram a motivação necessária para envolver as famílias, os colegas e os vizinhos.
Vamos colaborar com o 1º ano?
Pratique, você também, as ações sustentáveis e solidárias! A natureza agradece e um mundo mais fraterno se fará presente!
*Saiba mais!
Esta ilustração básica é uma correspondência biunívoca, ou seja, é uma relação de correspondência em que um elemento de um primeiro conjunto corresponde a um elemento de um segundo conjunto.
É uma parte fundamental da teoria dos conjuntos e tem aplicações em diversos ramos da matemática, como na teoria dos números, na análise matemática, na álgebra, entre outros.