Estudantes do 5º ano tiveram uma quinzena bem movimentada no Santa Maria! Eles celebraram a amizade na 1ª missa do mês com o mote da Campanha da Fraternidade e o 8 de Março, Dia Internacional da Mullher.
Autoria: Veronice Leal – Professora do 5º ano
Neste mês de março, o 5º ano surgiu relembrando a toda comunidade do Colégio Santa Maria o valor da amizade social. A escolha do tema está baseada no lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Evangelho de Mateus, capítulo 23, versículo 8). Assim foi a Missa da série: repleta de fraternidade, solidariedade e amor.
Meninas e meninos compuseram os painéis à luz da Oração da Campanha, cantaram alegremente o Hino, dramatizaram o evangelho (João capítulo 2, versículos 13 a 25) trazendo a todos uma reflexão sobre a importância de ter coragem para desafiar as estruturas injustas e os valores distorcidos do mundo mas, ao mesmo tempo, oferecendo a promessa de uma vida em comunhão com Deus, enraizada em valores eternos que transcendem as riquezas passageiras deste mundo.
As famílias testemunharam todo o cuidado envolvido para que a primeira Missa do Ensino Fundamental I inspirasse cada um dos presentes a ter um olhar mais empático com o seu irmão. A língua inglesa esteve presente na contextualização da entrada, no Ato Penitencial, na Entronização da Bíblia, na Oração da Campanha, no Ofertório e, fluentemente, as crianças entoaram no ginásio This little light of mine (Esta minha pequena luz).
Celebrar o valor da Amizade e viver a fraternidade sob as bênçãos de Deus e a condução do Padre Pedro, renovou – não apenas aquele sábado ensolarado – mas fortaleceu os vínculos da amizade social entre os presentes.
Acreditando também na importância das famílias e, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o 5º ano pesquisou a vida de diversas mulheres que são (ou foram) exemplos para a sociedade e para cada família do CSM. Depois, conhecendo os feitos da trajetória dessas mulheres, os alunos construíram poemas para homenageá-las (estamos estudando o gênero poético na série).
É preciso celebrar a vida, a amizade, acolher a todos como irmãos e irmãs e valorizar o ser que gera vidas e foi criado por Deus como modelo de resiliência e de fé: “Honra a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” – Efésios 6:2-3
Seguimos caminhando com fé, firmeza e dedicação para que tenhamos um amanhã mais justo e acolhedor para toda a sociedade e para as mulheres!