Ensino Médio, Língua Inglesa, Metodologias Ativas

A escola da vida real

É hora de conhecer uma atividade inovadora vivida no novo Ensino Médio do Colégio Santa Maria.

Para quem não participa ativamente do universo da Educação, pode ser um desafio acompanhar os conceitos que surgiram recentemente – novo ensino médio, metodologias ativas, protagonismo do aluno…É para ajudar esse público que o Portal Caleidoscópio está publicando uma série de materiais sobre o segmento.

Desta vez, Maurício de Albuquerque Leite, professor de Inglês do Colégio Santa Maria, apresenta uma atividade realizada no Itinerário de Linguagens da 2ª série do novo Ensino Médio da instituição: a simulação de eventos reais decorrentes da crise hídrica vivida em Flint, cidade do estado norte-americano de Michigan.

A dinâmica é aplicada no mestrado e no doutorado da UNICAMP, e foi adaptada para o Santa Maria com duas características inovadoras: Inglês é o idioma adotado e os alunos ainda atuam na personificação de papéis reais. Vale a pena conferir!


Entenda o Novo Ensino Médio

Desde que a Lei 13.415/2017 foi aprovada e dada a largada para a reestruturação da última etapa da educação básica no Brasil, a equipe docente do Colégio Santa Maria se debruçou para planejar o processo de transição, começando pela 1ª série no ano passado. Este ano, a 2ª série ingressou no novo formato e, em 2022, será a vez da 3ª.

O novo modelo traz como principais mudanças o aumento da carga horária para 4.400 horas em 200 dias letivos e a adoção de um currículo formado por Núcleo Básico Comum (60% da grade, que garante as aprendizagens essenciais definidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular) e Itinerários Formativos (40% da grade, com áreas escolhidas pelo estudante em função do seu próprio interesse).

A grade curricular do Novo Ensino Médio no Santa Maria compreende cerca de 20 unidades curriculares, dependendo da série. No Núcleo Básico Comum, estão as 11 disciplinas obrigatórias e cabe ao estudante definir o restante no programa disponível nos Itinerários das Áreas (cada uma das três áreas formativas oferece de quatro a seis unidades) e nos Itinerários das Eletivas (programa opcional com quatro cursos).

A carga horária, que antes era semi-integral, passou a ser integral – com aulas de 75 minutos – e crescente ao longo dos três anos. O aluno da 1ª série tem 26 aulas semanais e o da 2ª série, 28. Em 2022, a 3ª série terá jornada semanal de 34 aulas. As salas têm 32 alunos, em média, por turma.

Você também pode se interessar
Tags: , ,

Posts similares

Menu