Ensino Médio, Metodologias Ativas

Afinação dentro do Ensino Médio

Um problema transformado em exemplo de entrosamento, espírito de equipe e consciência pedagógica.

Autoria: Marcos Vinícius Appollo, professor de Física do Ensino Médio do Colégio Santa Maria

O título pode sugerir que este texto tratará de assuntos relacionados à música, mas irá além. O conceito de afinação em instrumentos musicais pressupõe um conhecimento da Física. Para que dois ou mais instrumentos estejam afinados e emitam a mesma nota musical, ambos precisam emitir um som com a mesma frequência. Caso alguma orquestra esteja com algum instrumento desafinado, muito provavelmente vai soar de forma esquisita e desagradável aos nossos ouvidos.

Outro exemplo relacionado aos conhecimentos da Física diz respeito às emissoras de radiodifusão, que emitem suas ondas em uma determinada frequência. Caso o seu aparelho esteja sintonizado na mesma frequência, você receberá as informações e músicas que estão sendo transmitidas. É uma maneira de selecionar o que se quer ouvir e se conectar com aquelas pessoas que estão escolhendo aquela transmissão.

Afinação também pode acontecer num grupo de pessoas em que todas precisam estar trabalhando na mesma nota ou, mais especificamente, na mesma frequência.

Troca de maestro

A equipe de Ciências da Natureza do Ensino Médio do Santa Maria conseguiu comprovar seu grande grau de sintonia. Devido a um grave acidente, o professor Maurício Rodrigues, de Química, precisou ficar afastado para uma longa recuperação. Eu, sendo professor de Física, acabei assumindo a tarefa de dar continuidade ao curso chamado Mão na Massa, que explora fenômenos científicos relacionados com a preparação de alimentos.

A princípio, pensei que seria um desafio muito grande, pois o curso foi inicialmente pensado pelo professor Maurício, que já tinha estruturado todo um planejamento com eixo em conceitos de Química. Contudo, o que percebemos no grupo de educadoras e educadores é que a continuação aconteceu de forma natural e dinâmica.

A mudança que houve se deu no enfoque, que passou a ser de Física. Não houve qualquer perda por parte das/os estudantes, mas sim uma mudança no olhar. Ao invés de práticas investigativas como a fermentação na produção de pão (fenômeno químico), as turmas passaram a realizar experimentos com micro-ondas, como a determinação da velocidade da luz utilizando o derretimento de uma barra de chocolate (fenômeno físico).

Retomando a ideia inicial do texto, percebemos que esta afinação permitiu que a continuidade não fosse comprometida e que o curso fluísse de forma bastante produtiva, intensa e com um ótimo aproveitamento por parte das/os estudantes, tal qual seria caso professor Maurício não tivesse se afastado.

As fotos demonstram o grau de comprometimento e a participação das/os estudantes em realizar as tarefas práticas propostas.

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