Metodologias Ativas

Laboratório de Ciências: da teoria à prática

Como a prática na extração de DNA do morango pode auxiliar na compreensão teórica e no desenvolvimento de habilidades para a área da Ciência

Autoria: Robson Zago – professor de Ciências do 8º ano

As aulas realizadas em laboratório são parte fundamental do aprendizado em Ciências. Uma das atividades especialmente importantes para os alunos do 8º ano é a extração de DNA do morango, pois a aula permite que os alunos vejam na prática como o DNA é extraído das células, proporcionando uma compreensão mais profunda do conteúdo teórico, além de prepará-los para estudos futuros. Essa, inclusive, é uma das principais vantagens das aulas em laboratório: permitir que os alunos pratiquem o conteúdo teórico estudado em sala de aula.

Na extração de DNA do morango, os alunos estudaram as estruturas e funções das células e do DNA, assim como as técnicas de laboratório usadas para extraí-lo. Para utilizar os equipamentos de laboratório, foram seguidos os protocolos necessários, que são bastante rigorosos para o campo da pesquisa. Os estudantes puderam vivenciar habilidades essenciais para a área da ciência.

A aula começou com a separação da parte da fruta a ser utilizada. O primeiro passo foi macerar o morango e adicionar detergentes e enzimas que ajudam a quebrar as paredes celulares e a soltar o DNA da célula. Em seguida, os estudantes adicionaram álcool gelado à mistura, que fez com que o DNA se separasse dos outros componentes celulares e se precipitasse para o topo do tubo.

A experiência mostrou para as turmas do 8º ano a importância do DNA em muitas áreas da Ciência. Eles aprenderam como o DNA é usado em genética, biotecnologia, medicina e em outros campos de pesquisa científica. E ainda, tiveram a percepção de como o DNA é utilizado para a identificação de pessoas e em estudos sobre doenças genéticas.

Em resumo, a extração de DNA do morango é uma atividade envolvente, que ajuda a despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento científico. Ao observarem na prática como o DNA é extraído das células, os alunos desenvolvem a curiosidade pelo campo científico, tomam conhecimento dos diferentes aspectos de atuação da Ciência e apreciam o mundo natural com mais profundidade.

SAIBA MAIS

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula que carrega a informação genética em todos os seres vivos. Ele é composto por quatro tipo de nucleotídeos: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T), que se combinam em diferentes ordens para formar as sequências de DNA únicas em cada organismo.

Basicamente, podemos pensar no DNA como um conjunto de instruções que determina como um organismo é construído e funciona.

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