Metodologias Ativas

O meio ambiente analisado nas imagens de satélites

Trabalho realizado no Espaço HUB estuda as transformações da natureza fazendo uso da tecnologia.

Autoria: Luciano Marinho, professor de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Maria

Recentemente, as turmas do 7º ano apresentaram no Espaço HUB do Santa Maria as produções finais do miniprojeto Imagens de Satélite e a Proteção ao Meio Ambiente. A proposta, desenvolvida nas aulas de Geografia em três etapas, teve como objetivo analisar o uso de imagens de satélite para identificar e acompanhar as transformações nas paisagens naturais.

Para isso, os estudantes foram incentivados a explorar o software Google Earth e buscar paisagens que apresentassem algum tipo de impacto ambiental decorrente de atividades como agropecuária, mineração, indústria, urbanização etc. A partir das imagens, produziram uma descrição completa, com a localização do bioma afetado e tipo de atividade desenvolvida naquele espaço.

A atividade foi finalizada com os grupos apresentando suas produções aos colegas em formato de rotações por estações (metodologia ativa). Também tiveram a oportunidade de se autoavaliarem e discutirem toda aprendizagem adquirida com a proposta. Tudo isso ocorreu em um espaço muito tecnológico do Colégio Santa Maria: o Espaço HUB.

Depoimentos dos alunos

“Nós achamos a atividade muito boa e divertida, esperamos mais atividades assim. Aprofundamos nosso conhecimento com essa atividade. Aprendemos mais sobre o desmatamento, áreas em nosso Brasil, sobre as indústrias e o avanço dos espaços urbanos nos espaços naturais. Nós também achamos que alcançamos a nossa meta e fizemos um bom trabalho” – Davi Eduardo, Leo Raya, Luca Ashcar, Rafael Dos Santos e Arthur Moslovacz (7ºA)

“A nossa experiência foi incrível, com esse projeto pudemos descobrir novas paisagens das regiões do Brasil e a importância das imagens capturadas pelos satélites artificiais. Nós tivemos um pouco de dificuldade em achar uma boa imagem em relação ao nosso tema. A atividade foi superprodutiva e achamos que seria legal outras atividades nesse estilo” – Camila, Marina, Sofia, Maria Eduarda, Luiza e Jullia Fontes (7ºA)

“Nosso grupo se divertiu bastante durante o trabalho, mas sem perder o foco e a seriedade. Nos dedicamos muito para obtermos um bom resultado, e achamos que atingimos essa meta. Também tivemos uma rica experiência de aprendizado ao apresentarmos nossos resultados e ao ouvir sobre o que os outros grupos haviam pesquisado. Em relação ao nosso tema, aprendemos sobre a importância da agropecuária para a sociedade e também seus impactos ambientais (além de soluções para eles)” – Nicole Baladi, Chiara Mourão, Ana Carolina, Ana Clara, Sarah e Maria Fernanda (7ºA) 

“Aprendemos que os satélites são muito importantes para percebemos a nossa realidade onde, cada vez mais, destruímos nosso planeta e não reagimos significativamente. Nossa experiência com esse trabalho foi muito boa, pois tivemos um grande aprendizado ao passar por muitas paisagens que incluem uma vegetação relativamente menor ao que naturalmente seria” – Júlia, Bárbara Rossini, Marina, Olivia, Manuela, Lais, Maria Elisa (7ºB) 

Clicando neste link, veja as imagens de satélites analisadas:

https://drive.google.com/file/d/1sftkh6TD3Zx5DcYgcqS9mL8C1G5RmNuI/view?usp=sharing

 

 

 

 

 

 

Você também pode se interessar
Tags: , ,

Posts similares

Menu