Metodologias Ativas

Projeto ajuda a reconectar estudantes ao grupo e ao ambiente escolar

Depois de um longo período no ensino remoto, alunos e professores estão trilhando caminhos para retomar os bons tempos do convívio na escola, tornando o aprendizado mais amplo e agradável.

Autoria: Fernando Herculiani, professor de História do Ensino Fundamental do Santa Maria.

A volta para o ambiente escolar em 2021 impôs muitas adaptações no cotidiano de aprendizado dos alunos. A imposição dos protocolos sanitários transformou o espaço da sala, tanto pelas novas formas de relação entre alunos e professores como pelo cenário do ensino híbrido. Nesse contexto, foi preciso buscar caminhos para reconectar o aluno com o espaço da escola e com seus colegas.

Com esse cenário, o curso de História propôs o projeto Povos da Antiguidade para o 6º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria. Além dos objetivos específicos do componente vinculados ao conteúdo das primeiras civilizações, o projeto busca desenvolver os métodos de pesquisa e produção do saber histórico por meio de apresentações e da construção de um mural para a sala. Esses produtos são clássicos no ambiente escolar, mas nesse momento também representam uma grande reconexão dos alunos com práticas que ficaram distantes no tempo.

Ocupando a escola

O Mural significou uma retomada do espaço da escola através da intervenção nas paredes. Os alunos tiveram autonomia para produzir o “Registro Ilustrado” em diferentes áreas ocupadas pela série e com bastante acesso aos materiais e papéis coloridos. Os temas e pesquisas foram escolhidos pelos alunos, assim como a possibilidade de trabalhar coletivamente, sempre dentro das limitações dos Povos (Mesopotâmia, Egito, Fenícios, Hebreus, China e Índia) e do número de integrantes em grupo (até quatro).

Apresentação remota ou presencial?

As turmas também precisavam desenvolver apresentações (de até cinco minutos) sobre seu tema, tanto para as aulas na semana presencial quanto para a semana remota, usando diferentes formatos, dos clássicos slides até vídeos e intervenções artísticas. Para alguns alunos, a escolha pelo trabalho presencial foi óbvia, visto que estavam com saudade do ambiente escolar e desse tipo de prática, mas tiveram que lidar com os desafios do momento para a comunicação com os colegas: uso de máscara e distanciamento. Outros encontraram no online um espaço mais seguro para se colocarem ao coletivo, especialmente para aqueles que encaram a exposição como um enorme desafio emocional. Por outro lado, quanto estamos verdadeiramente conectados no online?

Novas aprendizagens

Por tudo isso, o projeto Povos da Antiguidade colocou o aluno inserido em um meio com muitas escolhas a serem feitas sobre os rumos de suas produções e o caminho de seu aprendizado. A intenção era justamente permitir novas experiências e desenvolver de forma empírica o formato de ensino para os novos tempos. É um percurso seguro para o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais.

Você também pode se interessar
Tags: ,

Posts similares

Menu