Metodologias Ativas

Projeto horta

Da observação do próprio lanche surgiu a curiosidade sobre alimentação saudável. Nos passeios pela área verde do Santa Maria, a conexão com a natureza abre caminhos para explorações ricas e prazerosas. Assim, as turmas do 1º ano do Fundamental já têm uma horta para chamar de sua!  

Todos sabem que a área verde do Colégio Santa Maria é um verdadeiro oásis na capital. Para as crianças, que têm a curiosidade aflorada, a exploração dos elementos naturais aguça o olhar para as particularidades de cores e formas, as diferenças entre os formatos de caules, troncos, flores e folhas. As atividades recreativas ou pedagógicas ali praticadas mobilizam a construção de conhecimentos em diferentes contextos, desenvolvimento psicomotor e crescimento mais saudável.

E para crescer com qualidade de vida, também é fundamental formar bons hábitos alimentares. A observação do lanche das crianças do 1º ano do Fundamental despertou a curiosidade sobre o que é saudável, o que tem vitamina, o que traz energia. Como nascem e crescem os vegetais que nos alimentam? Começamos então a investigação com um experimento bem simples: o plantio de feijões e a observação de sua germinação.

Para ampliar as oportunidades de aprendizagem, criamos uma horta: “A horta do 1º ano!” As crianças estão empolgadíssimas. Cada dia uma pergunta, um questionamento, uma curiosidade, caminho aberto para novas investigações e observações. Com suas pranchetas, fazem seus desenhos de observação, anotam os nomes de tudo o que está sendo cultivado e fazem estimativas do tempo de crescimento, aguardando com ansiedade pelo momento da colheita.

Este tipo de proposta traz uma experiência sensorial às crianças. Elas podem mexer na terra, sentir o perfume dos vegetais, cuidar de seu desenvolvimento, investigar o que necessitam, acompanhar o crescimento e fazer estimativas para  a colheita, programar o preparo de uma salada…

Ainda há outro ganho nessa jornada: a sensação de pertencimento trouxe a responsabilidade na manutenção da horta. Acompanhar o crescimento de um ser vivo gradativamente promove a valorização da natureza e o respeito ao meio ambiente.

Os alunos ainda terão muitas perguntas a serem respondidas, muitas experimentações para fazerem e muitas oportunidades de aprendizagens. Este foi só o começo…

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares

Menu