Metodologias Ativas

Turmas do 6º ano viajam pelo tempo através do cinema

Os estudantes produziram curtas-metragens tendo como base produções hollywoodianas e HQ’s – o resultado, você confere aqui!

Autoria: Fernando Herculiani – Professor de História

O curso de História do 6ºano se inicia com uma reflexão sobre o significado e o sentido da História, com foco na compreensão sobre o tempo, objeto de estudo característico e definidor desta unidade curricular.

Assim, desde o início deste ano, os alunos estudam, refletem e vivenciam seu cotidiano através de atividades que colocam o tempo no centro dos estudos. Propusemos às turmas do 6º ano a produção de um curta-metragem de ficção científica que tivesse o tema da viagem no tempo e de *multiversos como o centro do enredo.

Os estudos começaram na aula de História, com a organização de grupos e análises de fontes. Um exemplo, a famosa trilogia De Volta para o Futuro, que tem início em 1985 e constrói no imaginário coletivo uma das principais ideias que temos sobre viagem no tempo. Mas outras diversas obras foram analisadas, visto que o tema atravessa enredos, desde Hollywood até as Histórias em Quadrinhos (HQ’s) e gibis nacionais.

Nas aulas de Ciências os alunos utilizaram os estudos de Astronomia e Astronáutica para investigarem e conhecerem conceitos da Física sobre as possibilidades de viagem no tempo. Entraram em contato com conceitos bem profundos como buraco de minhoca, dobra no tempo, teoria da relatividade, entre outros que envolvem o tema.

Enquanto isso, nas aulas de Língua Portuguesa foram produzidos storyboards que roteirizavam a produção do filme, destrinchando assim, conceitos de cinema como fotografia, cenografia, luz, som, montagem, efeitos especiais, entre outros. Com a curadoria do Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação (NETi) do Colégio, tivemos oficinas de gravação e edição para garantir qualidade às produções.

Os filmes foram gravados por todos os espaços do Colégio, em aulas que os alunos circulavam pelos mais diferentes espaços para representarem viagens dos povos da Antiguidade, passando por Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma. Algumas turmas buscaram homenagear os 75 anos do Colégio Santa Maria, retornando a outros momentos históricos da Instituição. Nas aulas de Geografia, os alunos problematizaram os espaços geográficos e construíram roteiros de viagem em busca de soluções para problemas do passado como, por exemplo, a transposição do templo de Abu-Simbel no Egito.

O lançamento dos filmes ocorreu durante a Semana Padre Moreau (evento anual do CSM), onde os alunos puderam fazer exibições para alunos das outras séries e familiares. Foram mais de 30 produções finalizadas, onde os estudantes concentraram interessantes reflexões e um rico material de estudo sobre os povos da Antiguidade e nossa percepção sobre o tempo.

Agora você vai poder ver uma parte deste trabalho! É só apertar o play! Enjoy!

Saiba Mais!

Cada vez mais retratado em Hollywood e nos games, o termo “multiverso” refere-se à ideia de que podem haver múltiplos universos existindo simultaneamente. Essa é uma hipótese que surge em diversas teorias científicas, especialmente em cosmologia e física teórica. O conceito de multiverso foi apresentado ao público pela primeira vez, em 2019, através do filme Vingadores.

Você também pode se interessar